2/6/2011= - Jundiaí - SP

Palestra sobre qualidade da água na cidade integra EcoJundiaí

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Diretor-presidente da DAE S.A. mostra porquê Jundiaí é modelo nacional em saneamento básico

Cerca de 40 associados do Lions Club Sul e Norte assistiram nesta terça-feira (31) à palestra “Qualidade da Água e Abastecimento em Jundiaí”, ministrada pelo diretor-presidente da DAE S.A., Wilson Roberto Engholm, na Estância Churrascaria. O evento faz parte da programação da EcoJundiaí 2011, semana dedicada ao meio ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal, com o apoio da DAE e da sociedade civil.


Engholm falou sobre a qualidade da água captada pela DAE e dos processos de tratamento pelos quais passa antes de chegar à casa dos munícipes. “No Brasil, ainda existem municípios sem abastecimento com água tratada. Por isso, é um privilégio poder falar que 100% de Jundiaí tem acesso à água potável”, disse.



A cidade também é considerada a número 1 em saneamento básico pelo Instituto Trata Brasil, dentre 80 municípios em todo o país. “Por isso, na DAE trabalhamos para manter essa excelência nos serviços e produtos oferecidos à cidade.”


Engholm também fez uma comparação entre Jundiaí, que capta água do rio Jundiaí-Mirim, único considerado Classe 1 em toda a Bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e os locais onde a água é escassa ou encontrada sem a qualidade necessária para consumo. “Em alguns lugares do continente africano, por exemplo, o rio que fornece água para a população beber é o mesmo em que o lixo é jogado e as pessoas tomam banho.”


O presidente do Lions Club Sul, Fernando Úngaro, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí por coordenar uma semana dedicada a ações e discussões sobre a preservação do meio ambiente e a atuação da DAE na cidade. “Sabemos que poucas cidades no país são como a nossa em relação a saneamento básico e tratamento e distribuição de água. Por isso, temos muito orgulho por sermos testemunhas do trabalho da administração municipal, que durante anos se preocupou com o tema.


Para Engholm, as ações da EcoJundiaí devem servir de exemplo e fazer parte da vida da população durante o ano inteiro. “Para nossa cidade continuar sendo modelo e incentivo para outros lugares do país, é de fundamental importância tanto o comprometimento do poder público quanto da sociedad
e.”