13/4/2011 - Jundiaí - SP

Parceria da Prefeitura e Unianchieta reforça ações de combate à dengue

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

"Outro dia virei todas as garrafas com a boca para baixo para não deixar acumular água. Passei a ter muito mais cuidado na minha casa e ainda alerto minha família". A afirmação é da aluna da Emeb Professor Nassib Cury, no Fazenda Grande, Brenda Carneiro Galdino, de 9 anos. Assim como ela, alunos da unidade de ensino tem recebido orientações para combater a dengue, com atividades preparadas por estudantes do último ano do curso de Enfermagem, da Unianchieta.

A partir de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, os futuros enfermeiros desenvolveram um projeto para ser trabalhado junto às crianças, reforçando a conscientização sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a doença. Brenda e outros alunos, como Ágata Lopes da Silva e Daniel Brito de Góes, também de 9 anos, levaram a sério as instruções que receberam e estão sempre atentos. ""Esse cuidado tem que ser para sempre, senão o mosquito aparece e encontra um criadouro. Aí, fica mais fácil pegar a doença. Não podemos deixar água parada de jeito nenhum", enfatizou Ágata.



De acordo com a enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde Fazenda Grande, Filomena Coser Marinho, esta parceria, instituída por meio de convênio de cooperação técnica da Secretaria com a universidade, permite que haja uma integração entre poder público e a comunidade. "Esta integração da Secretaria de Saúde com os universitários e a comunidade rende resultados positivos", disse a enfermeira. Para ela, os estudantes são beneficiados com a prática em saúde pública no dia a dia e a própria unidade amplia as atividades voltadas para a promoção em saúde.


A coordenadora da Secretaria, Maria Aparecida Ribeiro da Costa, informou que todo processo de parceria é feito com base na lei. "É um convênio de cooperação técnica, feito com base na lei 7256/09, que autoriza a criação de parcerias com instituições de ensino para estágio de alunos", acrescentou, lembrando que há convênios, ainda, com a Unip, Senac.


Não ao mosquito


A diretora da Emeb Professor Nassib Cury, Cristiane Rigoni Gerazi Lima, elogiou a iniciativa, lembrando que informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, fazem parte do cotidiano das crianças daquela unidade de ensino. "Essa ação veio complementar . A equipe trouxe uma dinâmica bem interessante que faz com que os alunos participem efetivamente. É um tema atual que vai ao encontro do que as crianças estão trabalhando no dia a dia", ressaltou.


A supervisora do Estágio de Enfermagem da Unianchieta, Roseli de Lima, explicou que a proposta de trabalho preparada pelos futuros enfermeiros é voltada para a comunidade. "De forma lúdica mostramos a preocupação com a dengue e a importância de levar estas informações para casa", disse Roseli, acrescentando que as atividades começaram na segunda-feira, dia 4, e devem ser realizadas em três dias. O encerramento será na quinta-feira, dia 14.


Além de informação e encenação, os alunos contam também com outras atividades, como pintura na pele, e podem ver de perto amostras do mosquito transmissor da doença. A proposta de trabalho deverá ser levada para outras unidades de ensino.