20/4/2011 - Jundiaí - SP

Parque da Cidade celebra 7 anos

da assessoria

O Parque da Cidade completa 7 anos nesta quinta-feira (21) e a comemoração é com uma grande festa, 9h às 17h, com atividades gratuitas para adultos e crianças.

O parque é uma das melhores áreas de lazer da cidade, mas o que talvez muitos não saibam é que foi construído nos arredores da represa do rio Jundiaí-Mirim não só para atender à população. Sua instalação foi uma solução criativa e eficiente para evitar a ocupação irregular da área e também a proteção da água que abastece Jundiaí. Foram evitados problemas enormes que muitas cidades brasileiras enfrentam no presente. Em São Paulo, por exemplo, o poder público se vê obrigado a investir milhões em programas de recuperação de áreas degradadas em torno de mananciais que abastecem a Grande São Paulo. Esta solução encontrada por Jundiaí há sete anos, com a construção do Parque, hoje vem sendo seguida em várias regiões. “O aniversário do Parque da Cidade é uma grande comemoração”, afirma o diretor presidente da DAE S.A., Wilson Roberto Engholm. “O Parque é de grande importância para toda a cidade, é resultado de um planejamento urbano bem definido e um patrimônio para as futuras gerações.”

Programação - O Parque da Cidade funciona diariamente das 6h30 às 20h. Mas nesta quinta-feira, em comemoração ao 7º aniversário, haverá atrações especiais das 9h às 17h, entre elas, brinquedos infláveis, contação de história, aulas de lian gong, shows musicais. 
Anexo da administração: Uma equipe da Setransp ficará no local o dia todo passando orientações sobre o uso correto de cadeirinha de criança para carros.
Área da lanchonete 1: Neste espaço serão instalados brinquedos infláveis para crianças menores. Às 9h haverá contação de história por Dona Benta, personagem interpretada pela professora Jurema Ruivo. Também haverá distribuição de algodão-doce e pipoca.
Área de brinquedos infláveis: Neste espaço, próximo à pista de aeromodelismo, serão realizadas atividades ao ar livre. Para crianças maiores serão montados diferentes brinquedos infláveis. Também haverá distribuição de pipoca e algodão-doce.
Área da Zoonoses  (entre a quaresmeira e pista de on road): A Divisão de Controle Zoonoses divulga as várias ações feitas no município.
Centro Náutico: A partir das 9h haverá um Encontro de Veleiros e Caiaques, com participação de alunos da Fatec (Faculdades de Tecnologia de São Paulo) e professores do Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas).
Eco Espaço: Durante o dia serão desenvolvidos os projetos Plant’ Árvores (com doação de mudas de árvores frutíferas); Semeando a Vida (quem quiser pode plantar uma muda na hora e depois levá-la embora) e Água Viva (orientação sobre economia de água e preservação de recursos hídricos, com orientação de alunos da Fatec).
Espaço alternativo: A partir das 10h profissionais do Senac realizam oficinas diversas. No mesmo local será montada da exposição “Abrindo os Olhos para Meditar”, com painéis que contém ensinamentos sobre a arte milenar do raja yoga.
Em frente às quadras: Às 11h a Trupe Pling faz apresentações de tecido acrobático e performances circenses.
Jardim Japonês: A partir das 9h haverá distribuição de algodão-doce e pipoca, demonstração de do-in (técnica de massagem de origem chinesa) e de lian gong (prática corporal chinesa).
Praça Pôr do Sol: O Clube do Carro Antigo participa do aniversário do Parque com exposições de modelos variados. Neste local a Secretaria Municipal de Saúde faz orientações sobre escovação dos dentes por meio do programa Saúde Bucal.
Palquinho: Shows com as bandas UpCyde (10h) e No Ducky (11h). A partir das 13h é a gravação do programa “Estação Brasil”, da TVE – TV Educativa de Jundiaí.
Pista de aeromodelismo: o Grupo de Aeromodelismo Parque da Cidade organiza o encontro Top Gun 2011, com participação de aeromodelistas de São Paulo, Americana, Uberlândia, Piracicaba, entre outras regiões. No local o público poderá conferir jatos e aeromodelos em escala (réplicas perfeitas de aviões). O encontro, apontado como o maior de jatos do Brasil, será repetido na sexta-feira (22).
Pista de automodelismo off road e on road: no local haverá apresentação de carros de diferentes modelos.
Tenda Qualidade de Vida (próxima às pistas de modelismo): aula de lian gong (9h) e apresentação de capoeira (10h)
Tenda próxima à pista de aeromodelismo:  aula de alongamento com professores da academia Perfomance (9h), dança com alunos da Unief (9h50); apresentação com os cães do canil da Guarda Municipal (10h30 e 14h), apresentação de body combat (15h30) e apresentações de artes marciais (16h).
Trenzinho: A partir das 9h, sai da área próxima à caixa da água. Serão feitos passeios pelo Parque da Cidade a cada 20 minutos.

1º de maio
Depois da festa de aniversário, a grande atração no