2/7/2018 - Jundiaí - SP

Posse do Conselho Gestor do Cerest tem palestra sobre e-Social

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Os membros para a gestão 2018-2020 do Conselho Gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí (Cerest)  tomaram posse na manhã de sexta-feira (29). O evento contou com a participação de representante do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), engenheiro Sandoval Lúcio da Silva, que proferiu palestra sobre o e-Social.

Sob a presidência de Douglas Yamagata, o Conselho tem a responsabilidade de exercer o controle social das ações do Cerest, órgão ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). “O Cerest é um órgão de grande valor para os trabalhadores. Suas ações têm sido elogiadas, assim como os conselheiros também. Espero que esta nova gestão do Conselho seja pautada na costumeira participação da sociedade no controle e fomento às ações”, disse Yamagata, ao receber a declaração de posse.

Para a diretora Fauzia Abou Abbas Raiza, diretora de Vigilância em Saúde, a importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. “Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais”, disse a diretora.

De acordo com o gerente do Cerest, Jesus dos Santos, “o Cerest tem por esse Conselho um de seus maiores desafios, já que é por ele que se comprova a execução de um trabalho com boa qualidade e quantidade, de modo a transformar seus objetivos em resultados”.

e-Social
O item da pauta de posse que encerrou a reunião deu conta da palestra proferida pelo engenheiro Sandoval Lúcio da Silva, membro titular do Conselho, representando o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Silva mostrou aos participantes a importância da nova ferramenta governamental e destacou a importância dos profissionais que nela já inserem os dados empresariais.

“O e-Social é um divisor de águas para a saúde do trabalhador e para as empresas”, disse o engenheiro, destacando que “é muito grande a responsabilidade dos profissionais que terão de alimentar o sistema. Haverá cruzamento de dados, informações sobre os trabalhadores, sobre as empresas, enfim, é uma ferramenta muito importante”.

Composição
A nova composição do Conselho Gestor do Cerest, para a gestão 2018-2020 tem como representantes dos usuários Francisco Cosimatti e do setor patronal, Sandoval Lúcio da Silva e Aparecido Carlos Pelegrine Silva.

Representando os sindicatos estão Douglas Kazuyuki Yamagata, que preside o Conselho, Paulo Pinheiro Bispo, Gislaine Aparecida Vieira Rocha, Sandro Rogério Bacan, Elisângela Pedroso Borges, José Carlos Gomes Cardoso e Elvis Carlos Bartholomeu.

Para representar a Administração Municipal estão Jesus Carlos Luiz dos Santos, Fauzia Abou Abbas Raiza, Ana Lúcia de Castro Silva, Luis Gustavo Grijota Nascimento, Cinara Fredo e Roberta Aparecida Ribeiro.

O Cerest indicou para seus representantes Daniel Ângelo Mandro, Paulo Sérgio Tedde Bazílio, Márcia Pereira Dobarro Facci, Flávia Pagliarde Cerezer, Celso Augusto de Souza e Mariana Freire de Oliveira Martin da Silva.

As reuniões do Conselho serão sempre às 9 horas da última sexta-feira de cada mês, na sede do Cerest, Rua Anchieta, 88 e a participação da população é livre.