17/3/2011 - Jundiaí - SP

PRE-APOSENTADORIA Programa para servidores inicia segunda turma

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos deu início na manhã desta quarta-feira (16) às atividades para a segunda turma do Programa Pre-Aposentadoria para servidores da Prefeitura de Jundiaí. O objetivo é oferecer aos servidores que estão próximos de conquistar o benefício uma oportunidade de reflexão para conhecer a realidade da aposentadoria, além dos direitos e possibilidades dentro da nova fase que irão alcançar.

O secretário de RH, Carlos Umberto Rossi, esteve presente ao primeiro encontro, realizado em uma das salas da Faculdade Pitágoras. Dessa vez, são 26 participantes que têm, em média, entre dois e três anos de prazo para conquistar a aposentadoria. O secretário falou da importância de conquistar o benefício, mas também da necessidade de se preparar para viver a nova condição, que sempre chega causando impacto. “Essa transição acaba sendo difícil, porque estamos bastante vivos ainda e parar de repente não é algo que se pode assimilar com facilidade”, disse.

De acordo com Rossi, o trabalhador de hoje em dia é muito mais produtivo que antigamente. Além disso, se aposenta mais novo e tem ainda muita disposição, que pode ser carreada para uma nova atividade, que não precisa ser necessariamente um novo trabalho. “O programa que iniciamos oferece um leque de opções e queremos que todos aproveitem essa oportunidade”, disse. Antes de se despedir, elogiou sua equipe, que tem se dedicado muito na elaboração do programa, citando a diretora Regina Célia Amorin e as assistentes sociais Regina Stella Yhan e Ana Maria Silva

O programa irá desenvolver temas como autoestima, nutrição, planejamento financeiro, saúde, regras para a aposentadoria, aspectos biopsicossociais e lazer, dentre outros. Para a advogada Creusa Anita Costa, há 23 anos no serviço público e a dois de se aposentar, essa iniciativa da Prefeitura é muito louvável, pois sugere uma nova direção para quem está completando uma jornada de sua vida. "As pessoas não precisam se tornar improdutivas porque não trabalham mais e esse curso, pelo que tomei conhecimento, vai nos trazer muitas opções de como manter uma atividade após a aposentadoria", disse.