26/5/2011 - Jundiaí - SP

Pré-conferência de saúde reúne inscritos da regional II

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (25) a pré-conferência de saúde envolvendo os inscritos da regional II, que engloba as Unidades Básicas de Saúde da Agapeama, Centro, Comercial, Esplanada, Jardim do Lago, Pitangueiras, Santa Gertrudes, Rio Branco, Vila Esperança Maringá, Rami e as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da Vila Ana e Santa Gertrudes.

A secretária municipal de Saúde e também presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Tânia Pupo, coordenou os trabalhos, cujos participantes foram divididos em três grupos para discutir os temas: Gestão e Financiamento; Acolhimento e Humanização; e Controle Social. Cerca de 70 pessoas participaram. "Mais uma vez presenciamos a disposição da população em participar deste processo, que vai definir os rumos da saúde na cidade para os próximos anos", enfatizou.


A pré-conferência desta quarta-feira integra uma série de três, que são preparatórias para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 2 de julho, no Complexo Argos. A primeira pré-conferência foi realizada no último dia 20, com a regional I. A próxima está marcada para o dia 2 de junho, para os inscritos da regional III.

Em cada pré-conferência os participantes elaboram um relatório que será apresentado na conferência do dia 2 de julho. O documento, segundo Tânia, será a base para o relatório final que os representantes de Jundiaí levarão para as etapas Estadual e Nacional. Na pré-conferência do dia 2 de junho serão eleitos os delegados.


A 9ª Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 2 de julho das 8 às 17 horas, no Auditório Elis Regina, no Complexo Argos. Este ano, o tema central será "Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro". Será trabalhado também o subtema "Acesso e Acolhimento com Qualidade - Um Desafio para o SUS".