22/3/2011 - Jundiaí - SP

Prefeito Miguel Haddad participa do VI Fórum Água em Pauta

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O prefeito Miguel Haddad participou, na manhã desta segunda-feira (21), da abertura do VI Fórum Água em Pauta, promovido no auditório Planeta Água, na sede da DAE S.A. Na ocasião, Miguel ressaltou a importância do debate sobre os recursos hídricos e o papel do município na prática das ações voltadas a esta temática: “Jundiaí é uma cidade comprometida com a qualidade de vida e o bem estar da população. Além disso, relacionar a água e o saneamento à saúde é fundamental, pois esta questão, quando bem desenvolvida, reflete positivamente no dia a dia e no futuro da população”. 

Na solenidade de abertura também estiveram secretários municipais, além do jornalista Sinval de Itacarambi (diretor e editor responsável da Imprensa Editorial), Wilson Roberto Engholm (presidente da DAE/AS) e Luis Pannuti Carra (diretor da Companhia Saneamento Jundiaí).



A programação foi lançada com a conferência do biólogo americano Christopher Eppig, que abordou os resultados de um estudo que mostra a relação de doenças infecciosas com o QI de populações de baixa renda em países pobres. Além disso, Eppig traçou um panorama da relação entre saúde, saneamento básico e água, especialmente no Brasil. No período da tarde, o evento abriu espaço para dois painéis: ‘Saneamento básico: dados, fatos e sensibilização pública’, com a participação da secretária de Saúde, Tânia Pupo, e ‘Água e produção industrial: estamos preparados para crescer com sustentabilidade?’.


Para o presidente da DAE, Wilson Roberto Engholm, é uma honra sediar um evento como este: “O Brasil e o mundo vem a Jundiaí para discutir a importância da água, uma vez que o município compreendeu, desde cedo, a importância do saneamento básico e investiu de maneira planejada por sucessivas administrações no setor. Hoje temos em nossa zona urbana 100% de água tratada, esgoto coletado e tratado”.


O Fórum é uma realização da DAE S.A., em parceria com a Imprensa Editorial. O evento prossegue nesta terça-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, conforme programação abaixo:


8h00 – Visita monitorada (para grupo de jornalistas convidados)


11h00 – Coffee receptivo


11h30 - Painel III – Conservação dos Mananciais e Políticas Públicas. Moderador: Sidney Mazzoni - Editor Chefe do Jornal de Jundiaí


A fonte: como monitorar a qualidade dos mananciais e discutir, nos meios de comunicação e jornalismo, as políticas públicas de preservação ambiental dos mananciais, procurando novas formas de financiamento, divulgação e conscientização sobre a finitude dos recursos hídricos e a importância de resguardar os rios, os aqüíferos, lagoas, riachos e córregos. 


- Dan Robson: Um dos responsáveis pela expedição do projeto Flutuador do Rio Tietê, veiculado pelo SPTV (Globo, São Paulo), com o objetivo de monitorar a qualidade da água do manacial

- Marússia Whately: Arquiteta e Urbanista, Coordenadora do projeto “De olho nos mananciais” do ISA – Instituto Sócio Ambiental
- Junior Ruiz Garcia: Pesquisador da Unicamp e bolsista do Centro Celso Furtado sobre cobrança do uso de água para financiamento de bacias hidrográficas
- Jaderson Spina: Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí

13h30 - Intervalo Almoço


15h00 - Conferência de Encerramento: Planeta China: Terra, Água e Alimentação

Como a China busca resolver o problema da alimentação de 1 bilhão e meio de habitantes em 2025?
- Jayme Martins: Overchina e ex-China Radio International e correspondente do Estadão na China
- Sinval de Itacarambi Leão: Diretor Imprensa Editorial