14/3/2011 - Jundiaí - SP

Prefeito visita alojamento da Vila Graff

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O prefeito Miguel Haddad visitou, na tarde desta sexta-feira (11), o alojamento da Vila Graff. Acompanhado das secretárias Tânia Pupo (Saúde) e Maria Aparecida Rodrigues Mazzola (Assistência e Desenvolvimento Social), ele verificou as instalações que abrigam 63 famílias que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas.

Os moradores, que contam com um espaço privativo com aproximadamente 35m² dividido em sala/cozinha, banheiro e divisória para até dois dormitórios, agradeceram o empenho da Prefeitura para proporcionar a eles condições mais adequadas de moradia. Segundo Miguel Haddad, o local conta com rede de energia elétrica e saneamento básico (água e esgoto), além de segurança 24 horas. "A assistência a estas famílias vem sendo mantida. Tivemos a preocupação em acolher as pessoas prejudicadas pela chuva da melhor maneira. Verificamos aqui hoje que elas estão bem acomodadas, tem mais privacidade e conforto", disse o prefeito, destacando a presença permanente de técnicos da Semads, da Fumas e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.


Oderci Batista da Silva fez questão de mostrar sua 'casa' ao prefeito e agradeceu por poder viver hoje muito melhor que antes da chuva. "Estou bem melhor aqui do que quando morava no Jardim São Camilo. Melhorou 100%. Só vou ficar mais feliz quando receber as chaves da minha casa. Tenho esta esperança no coração", disse emocionado Oderci, que mora no local com mais quatro pessoas.


Marinita dos Santos Silva também recebeu a visita de Miguel Haddad. Ela, que mora no local com mais sete pessoas, já acomodou os móveis e está satisfeita com a nova moradia. "Arrumei tudo do meu jeito. Vai dar pra aguentar bem até sair nossa casa própria", enfatizou Marinita, que morava no Jardim São Camilo e irá, em breve, para os apartamentos que estão sendo construídos no Terra da Uva.


Selma Guilherme dos Reis morava no Jardim Tamoio e também está satisfeita com a nova casa. A arrumação está sendo feita aos poucos. "Estamos ajeitando aos poucos, mas aqui está muito melhor que no abrigo anterior".


Convivência


Equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estão diariamente em contato com os moradores. Para que o bom relacionamento interpessoal e a manutenção do espaço sejam mantidos, também foi criada uma comissão composta por seis moradores (três lideranças de cada núcleo) e funcionários da Semads, que contribuem para a coordenação do local.


Também foram adotadas normas de boa convivência, como dias, horários e locais para a coleta de lixos, horários de visita, além da proibição do uso de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas. Não é permitida a permanência de animais domésticos em ambientes fechados do alojamento e os cuidados de alimentação e higienização de cães e gatos cabem aos donos dos animais.