20/5/2020 - Jundiaí - SP

Prefeitura inicia as obras da UBS Jardim São Camilo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), iniciou a reforma e modernização da Unidade Básica de Saúde (UBSs) do Jardim São Camilo. As melhorias estão sendo feitas em parte do prédio, que segue aberta e atendendo aos usuários.

Com investimento de R$ 275.795,02, as obras da unidade do São Camilo incluem a reforma interna do prédio, adequação de recepção, pintura interna e externa de paredes e janelas, trocas de peças sanitárias, instalação de armários e a adequação das partes elétrica e hidráulica do prédio, localizado na Rua Pedro Ravanhani, 298.

“Os serviços da Atenção Básica têm recebido melhorias frequentes, seja a partir das obras de qualificação estrutural, contratações de profissionais e ações de humanização. Sendo o atendimento primário a ‘porta de entrada do SUS’, conduzimos esta etapa, que é a de prevenção, com efetividade para evitar agravos à saúde dos pacientes”, avalia o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Outras unidades também estão recebendo melhorias como o Corrupira, Rio Acima, Comercial, Santa Gertrudes e Agapeama/Vila Esperança. Já a população da Vila Hortolândia, contará com uma Clínica da Família e uma Unidade Pré-Hospitalar que está sendo construída no prédio que abrigaria a UPA. O prédio da Ponte São João, que anteriormente seria usado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), também receberá o mesmo modelo de atendimento de Atenção Básica com Urgência e Emergência. O projeto está em fase final de elaboração. Já o prédio da Vila Progresso abrigará um Centro de Especialidades médicas.

Ações no São Camilo
Outros investimentos são feitos no bairro com atenção à melhoria da qualidade de vida dos moradores do São Camilo, tanto na área da saúde quanto na mobilidade, educação, assistência social, esporte e educação. Em março de 2020, a Prefeitura – através da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) – concluiu uma importante obra de interligação viária no bairro.

Foi construída uma nova rua como prolongamento da Rua José Maria Whitaker, proporcionando maior mobilidade aos moradores. O novo acesso viário tem cerca de 700 metros de extensão e começa na Rua Pedro Ravaiani, parte baixa do bairro, subindo até a Rua Ângelo Rivelli, no Jardim da Fonte.

O projeto de urbanização começou a partir do desadensamento ocorrido após a desocupação de 400 famílias, transferidas para unidades habitacionais dos Residenciais Gênova e Roma. A FUMAS ainda vem desenvolvendo no bairro uma regularização fundiária, cuja primeira fase incluiu a individualização das matrículas dos 24 lotes da Vila dos Sonhos.

No dia 31 de janeiro deste ano, foi entregue à população do São Camilo uma área de lazer construída no platô da Viela do Pelé. É o primeiro espaço do gênero com esta estrutura da história do bairro. O local conta com playground para as crianças, academia de ginástica ao ar livre e quadra de basquete 3×3 (três jogadores em cada time).