24/3/2011 - Jundiaí - SP

Professores da rede municipal de ensino conhecem o saneamento de Jundiaí

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A DAE S.A. realizou nesta quarta-feira (23), em seu auditório, como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, uma capacitação para professores da rede municipal de ensino. O evento é parte do programa "Águas de Jundiaí", realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Cerca de 130 educadores do 5º ano do Ensino Fundamental, divididos em duas turmas, aprenderam sobre o saneamento em Jundiaí. Silvia Dias, coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, também prestigiou o evento, realizado em parceria com sua pasta.


A responsável pelo Laboratório de Controle de Qualidade de Água da DAE, Tânia Ferraretto, e a coordenadora pedagógica da empresa, Verônica Medeiros, explicaram como é o tratamento da água no município, da captação do Rio Jundiaí-Mirim até chegar às torneiras das casas e, posteriormente, o lançamento do esgoto no Rio Jundiaí.


O presidente da DAE, Wilson Roberto Engholm, ressaltou a proposta pedagógica da capacitação. Disse que esta é uma maneira de oferecer subsídios para os professores abordarem o tema água em sala de aula e mostrar aos alunos como é a realidade em Jundiaí. “Queremos que os professores tenham o conhecimento do elemento água ao falar de saneamento”, disse. “Queremos que saibam a realidade de Jundiaí para mostrar às crianças, para explicar que aquela água do Parque da Cidade é tratada e depois chega às torneiras de suas casas."


Depois desta capacitação os professores farão visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água do Anhangabaú(ETAA) e Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí (ETEJ) / CSJ (Companhia de Saneamento de Jundiaí), no Jardim Novo Horizonte.


"Águas de Jundiaí" – O programa tem por objetivo mostrar aos alunos a importância da água, um recurso finito, e também abordar questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Em visitas agendadas e monitoradas, estudantes do 5º ano conhecem a sede administrativa da DAE S.A., a Represa de Captação, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú e a Estação de Tratamento de Esgoto.


As visitas da programação 2011 do programa começam nesta segunda-feira, dia 28. O Águas de Jundiaí é realizado às segundas e quintas-feiras, para alunos de escolas municipais, e às quartas-feiras para outros grupos. Estas visitas são realizadas após agendamento prévio, para grupos de no mínimo 15 e no máximo 35 pessoas. Para agendar, basta encaminhar um email para o endereço 
aguasdejundiai@daejundiai.com.br, com as informações sobre o número de pessoas interessadas em participar da visita.