28/9/2011 - Jundiaí - SP

Professores têm capacitação sobre saúde e bem-estar animal

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Cerca de 140 professores da rede municipal de ensino participaram, nesta terça-feira (27), de capacitação sobre saúde e bem-estar animal. A iniciativa teve o objetivo de instruir os professores para aplicação em sala de aula da Cartilha Bem-Estar Animal, criada por meio de parceria das Secretarias de Saúde e Educação, e que trabalhará com os alunos questões como guarda responsável, adoção de animais, condições de saúde.

As informações foram passadas por profissionais da Coordenadoria Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal (Cobema). “Passamos informações para embasar os trabalhos com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental”, disse o veterinário Jonathann Frnaça Ribeiro, que apresentou as ações já em andamento e toda estrutura da Cobema, que começou a funcionar em abril deste ano com a proposta de desenvolver projetos que melhorem a convivência entre pessoas e animais, além de agir para o diagnóstico de doenças e outros problemas que venham afetar a saúde dos ‘bichinhos’.

A cartilha já vem sendo utilizada nas unidades de ensino, com coordenação da professora Walquíria Plaza Nunes. Com a capacitação dos educadores será possível expandir os trabalhos. Segundo Walquíria, o foco principal neste momento são os alunos do 4º ano do ensino fundamental, porém o projeto poderá envolver também alunos de escolas particulares, entidades.


De acordo com a responsável pelo Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Débora Scarpinelli, são trabalhados diversos temas com os alunos da rede municipal, conforme a faixa etária. Assuntos relacionados a animais de estimação estão inseridos na Estação Fauna, voltada para alunos do 4º ano e que trata de questões relacionadas a animais silvestres e de estimação.

Além da Estação Fauna, são desenvolvidas também Estação dos Sentidos, Estação Flora, Estação Água, Estação Alerta, Estação Conhecimento para os profissionais, e o projeto Jardim da Infância para o Ensino Infantil. Segundo Débora, cerca de 4 mil alunos do 4º ano devem participar desta nova proposta de trabalho.

A cartilha

A Cartilha Bem-Estar Animal foi lançada em agosto pelo prefeito Miguel Haddad. São 20 páginas com ilustrações e informações sobre guarda responsável, animais de estimação, animais silvestres, adoção, direitos dos animais. Foram impressos 10 mil exemplares.