26/4/2011 - Jundiaí - SP

Profissionais do SAMU-SAEC passam por treinamento

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Profissionais que atuam no SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e no SAEC - Serviço de Atendimento Especial a Crônicos participam esta semana de treinamento de atendimento pré-hospitalar. A açã é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e CCR AutoBan e vai envolver 80 trabalhadores. A abertura do treinamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) e contou com as presenças da secretária Tânia Pupo e do coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria, Adyr Bastos.

De acordo com Tânia, este treinamento vem reforçar as ações desenvolvidas pela Secretaria na manutenção da qualidade do atendimento em urgência e emergência. "É possível aproveitar a experiência dos profissionais da concessionária que têm certificação para atendimento de urgência em rodovias. Com esta capacitação será possível atualizar as diretrizes de trabalho", enfatizou a secretária.



O objetivo é atualizar as técnicas de segurança e os novos protocolos de atendimento ao suporte básico. O treinamento será feito até quinta-feira, dia 28, no período da manhã e da tarde. Segundo o instrutor da concessionária, Ricardo Gesualdo, no período da manhã é desenvolvida a parte teóricae à tarde os participantes colocam em prática o que aprenderam.


Os principais temas abordados no treinamento serão canalização e segurança em roddovia, avaliação primária e secundária da vítima, novas diretrizes em reanimação cardiopulmonar e imobilização de membros inferiores e superiores..


Para Antonio Rodrigues, do SAMU/SAEC, é uma oportunidade de atualizar os conhecimentos. "São informações que fazem parte donosso dia a dia e receber uma especificação a mais é sempre importante, principalmente sobre tráfego e segurança", ressaltou. o enfermeiro Diego Bernardes também enfatizou a importância da capacitação. "Com as informações temos a oportunidade de melhorar ainda mais a eficácia no atendimento".