3/6/2011= - Jundiaí - SP

Programa Bem-Te-Vi encerra ciclo de palestras e entrega prêmios para alunos

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Transformar as crianças de hoje em motoristas conscientes no futuro é um dos objetivos do Programa Clube do Bem-Te-Vi, desenvolvido pelas Diretoria de Educação para o Trânsito do Detran-SP nas escolas do Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse programa foi realizado no período de 16 a 27 de maio em 20 escolas municipais, com a parceria das secretarias de Transportes e Educação. O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (03) na Emeb Glória da Silva Rocha Genovese (Vila Cristo) e contou com a presença do prefeito Miguel Haddad, do tenente coronel Wagner Facchini, comandante do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), e dos 20 estudantes selecionados no concurso de desenhos, que receberam certificados e bicicletas.

O Programa Bem-Te-Vi já existe há 20 anos e neste tempo atingiu 1,2 milhão de jovens e adolescentes em todo o Estado de São Paulo. Por meio de palestras desenvolvidas por policiais militares do Detran nas escolas, são transmitidos princípios básicos de segurança no trânsito, o que inclui como atravessar corretamente uma via, andar de bicicleta no trânsito, atravessar uma rua e muito mais. Este já é o terceiro ano que o programa vem para Jundiaí, sempre com grande receptividade dos estudantes. Desta edição participaram 6 mil alunos do ensino fundamental. A diretora da Secretaria de Educação, Vasti Ferrari Marques, representou o secretário Francisco Carbonari.

O prefeito Miguel Haddad elogiou a iniciativa e todos os envolvidos com a realização dos trabalhos e parabenizou os pais dos alunos que estavam presentes. “A escola com bons resultados é aquela que envolve os pais”, disse o prefeito. Já o secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, destacou que é muito importante estimular bons valores entre as crianças, pois nesta fase da vida esses valores são mais facilmente aprendidos e assimilados", disse.


Após as falas foi iniciada a entrega dos certificados, medalhas e uma camiseta alusiva para as 20 crianças que foram selecionadas no concurso de desenhos desenvolvido durante o ciclo de palestras. O tema foi “Como eu vejo o trânsito na minha cidade”. Cada um dos selecionados também receberá uma bicicleta, que será entregue a partir da próxima semana, na própria escola.


Os organizadores também prestaram uma homenagem aos policiais militares que realizaram as palestras durante o programa: sargento Melo e os cabos João Carlos e Estevam. O prefeito Miguel Haddad entregou o primeiro certificado para a garota Gabriele Aparecida Bicudo, da Emeb Américo Mendes, e ao final da premiação visitou as demais salas de aula da Emeb Glória da Silva Rocha Genovesa, para a alegria dos estudantes.


A estudante Amanda, de 7 anos, foi uma das selecionadas do concurso e contou que gostou muito das palestras. A mãe da garota, Rosemary Gil, disse que em casa a estudante já está mostrando que aprendeu muita coisa. “Ela me disse que para atravessar a rua o adulto tem de pegar no pulso da criança, e que tem de respeitar o sinal. Acho esse trabalho muito importante”, frisou.


Os alunos vencedores do concurso de desenhos


Gabriele Aparecida Bicudo (Emeb Américo Mendes)

Bianca Ferreira Terra (Emeb Profª. Anna Rita Alves Ludke)
Matheus Henrique Brandino (Emeb Prof. Antonio Adelino M.S. Brandão)
Luigi Castelli Milani (Emeb Alceu de Toledo Pontes)
Shirley M. Silva Monteiro (Emeb Aparecida Merino Elias)
Misael Ferigato Rosa (Emeb Profª. Armanda Santina Polenti)
Gabriela de Oliveira Pereira (Emeb Profª. Beatriz Blattner Pupo)
Gabriel Pereira Fonseca (Emeb Prof. Carlos Foot Guimarães)
Lucas Samuel de Oliveira Moraes (Emeb Profª Cesarina Fortarel G. Dias)
Rayllis Nicole Rodrigues de Assis (Emeb Profª Cléo Nogueira Barbosa)
Gustavo Felipe da Silva (Emeb dos Sonhos Prof. Anézio de Oliveira)
Anna Júlya Pereira Ferraz (Emeb Profª Geralda Bertola Facca)
Matheus Tomás Oliveira (Emeb Profª Glória R.S. Genovese)
Matheus Chaves de Jesus (Emeb Profª Judith A. C. Arruda)
Brenda Vitória Viana Ribeiro (Emeb Luzia Francisca S Martins)
Felipe Seiji Yamamoto (Emeb Marcos Gasparian)
Ana Clara Acieri (Emeb Profª Maria Angélica Lourençon)
Ludmila Amélia de A. Paranhos (Emeb Profª Maria José M. de Toledo)
Igor Caique da Silva Almeida (Núcleo Educacional Antonieta Chaves Cintra Gordinho)
Vitória Silvério Romanosk (Emeb Prof. Oscar A. Guelli)