8/9/2011= - Jundiaí - SP

Programa Pré-Aposentadoria iniciará terceira turma

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos promove, em setembro, o terceiro curso do Programa Pré-Aposentadoria, criado com o objetivo de oferecer aos servidores que estão próximos de conquistar o benefício uma oportunidade de reflexão para conhecer a realidade da aposentadoria, além dos direitos e possibilidades dentro da nova fase.

Lançado em julho do ano passado, o programa já teve duas edições, cuja participação foi avaliada pelos servidores como muito positiva. A expectativa, agora, é que esse terceiro módulo tenha o mesmo resultado, como espera o secretário de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi. “Hoje o programa está bastante difundido entre os servidores e os participantes já chegam sabendo o que vão ter pela frente”, comenta o secretário.

Para o secretário, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, hoje em 73 anos, é preciso enxergar o aposentado com um outro olhar. “O que nós buscamos é trabalhar alternativas que possam ajudar a manter o status social que o trabalho propicia”, explicou.

Além disso, considerando a dimensão que o trabalho ocupa na vida da pessoa, a proximidade da aposentadoria pode causar diversas expectativas e sentimentos, conforme o ponto de vista de cada um em relação à nova fase. “É aí que está a importância do programa, que permite uma intervenção positiva para evitar que se desencadeie um processo de desilusão, depressão, enfim, uma grande crise”, comenta Rossi.

Em um levantamento feito junto a mais de 15 cidades da macrorregião de Jundiaí, constatou-se que apenas duas prefeituras desenvolvem algum tipo de atividade preparatória para a aposentadoria do servidor. Em alguns casos, trata-se de um único dia de atividade. Jundiaí, também nessa questão, sai na frente e inova, pois a programação contempla um período mais longo de atividades, propiciando resultados melhores, como o planejamento de ações, uma vivência mais apurada entre os envolvidos no processo.

O programa desenvolve temas como autoestima, nutrição, planejamento financeiro, saúde, regras para a aposentadoria, aspectos biopsicossociais e lazer, dentre outros. Os interessados, com previsão de se aposentar até dezembro de 2013, podem procurar, desde já, a Divisão de Serviço Social e Benefícios da SMRH, no terceiro andar do Paço Municipal.