22/1/2020 - Jundiaí - SP

Renegociação de dívidas: mutirão recebe mais de 180 pessoas no primeiro dia

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Há um ano, Ricardo Aparecido Dias fez um empréstimo para comprar um carro. Mas o valor das parcelas começou a subir de tal maneira que ele não conseguiu mais pagar. “Não sei de onde veio essa parcela tão alta, preciso entender o que houve e renegociar. Por isso vim pedir orientação”, explicou. Ele foi um dos participantes, na manhã desta terça, do 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas, promovido pelo Procon Jundiaí, que está sendo realizado no Complexo Fepasa. Neste primeiro dia, 188 pessoas passaram pela triagem.

O objetivo do evento, que prossegue nesta quarta e quinta-feira (dias 22 e 23) é ajudar os consumidores a negociar suas dívidas com fornecedores, resgatar o crédito e incentivar a educação financeira. Participam do mutirão entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que terá à disposição os serviços do Serasa e SPC, Banco do Povo, Claro, Sky, DAE Jundiaí, CPFL e bancos Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e BMG.

Diretora de Assuntos de Cidadania da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania, Valéria Tavares Alcântara ressalta que a ação faz parte do plano de governo da administração Luiz Fernando Machado, que tem como prioridade a educação financeira, inclusive para crianças nas EMEBs. “Muita gente tem o nome sujo no SPC e nem sabe”, afirmou. “Estamos prestando esse serviço de orientação ao consumidor para ajudá-lo a escolher a melhor forma de negociação”.

Segundo o chefe do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, os consumidores que procuram ajuda na negociação têm, em sua maioria, dívidas com bancos e empresas de telefonia, mas também são comuns problemas com cartões de crédito e limite de cheque especial. “Também está no mutirão o Procon Móvel, para atendimento exclusivo de consumidores dentro do sistema Consumidor.gov, que é a ferramenta eletrônica para registro de reclamações”, destaca.

O mutirão é realizado das 9h às 16h, na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, que fica na Avenida dos Ferroviários, 1760.  O interessado deverá comparecer com documentos pessoais e outros relacionados à demanda.