4/11/2011 - Jundiaí - SP

RH inicia curso de Planejamento Público voltado a diretores

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Teve início na manhã desta quinta-feira (03), no Ciesp, mais um curso voltado à melhoria da gestão pública. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e as aulas, num total de 32 horas distribuídas em quatro dias, estão sendo ministradas por professores da Fundação Prefeito faria Lima (Cepam).

De acordo com o secretário de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi, o objetivo do curso, para o qual se inscreveram 40 diretores de diversas secretarias, é discutir novos conceitos de planejamento e gestão pública, além de conhecer ferramentas e instrumentos para o planejamento público.

“Nós consideramos a valiosa importância que isso tem para o serviço público”, disse o secretário Carlos Umberto Rossi. Segundo ele, essa tem sido um a das administrações que muito está investindo no pessoal, de forma a contribuir para a qualidade dos serviços disponibilizados aos munícipes. “O servidor melhor preparado resulta em uma gestão mais qualificada”, comentou.

Com oito horas de aulas por dia, o curso, ministrado pelas facilitadoras Zenaide Sachet e Sílvia Maura Trazzi Seixas, aborda três temas-chave, que são: Planejamento Público, Planejamento de Projetos” e Planejamento Operacional. A metodologia desenvolvida enfatiza a visãosócio-econômica e, para isso, as aulas são em forma de exposições dialogadas, dinâmica em grupo, atividades lúdicas, estudos de casos e exercícios práticos que busquem a interatividade com a prática cotidiana do gestor público no desempenho de suas atividades funcionais.

Na abertura do curso, o secretário Carlos Umberto Rossi destacou também a presença do recém-nomeado diretor da Escola de Governo da Prefeitura, Ademir Pedro Victor. Ele falou da importância do órgão para a administração, no sentido de aprimorar a gestão, o que inclui tanto o pessoal quanto as ferramentas para isso. “A Escola de Governo nasce em um momento em que se busca um olhar diferenciado para o serviço público, que não é diferente dos outros segmentos e também precisa se renovar todo o tempo”, disse.

Os 40 participantes foram divididos em duas turmas, sendo 20 participantes às quintas e outros 20 às sextas-feiras, por quatro semanas.