10/5/2011 - Jundiaí - SP

Sacolinhas Plásticas - Pioneirismo de Jundiaí chega ao Estado

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Governo do Estado e a Apas – Associação Paulista do Supermercados – assinaram na tarde de ontem um protocolo de intenções que vai acabar, até o dia 25 de janeiro de 2012, as sacolinhas plásticas na rede de supermercados de São Paulo. A medida foi anunciada durante a abertura da 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados que vai até quinta-feira no Expo Center Norte, em São Paulo. A medida tomou por base o acordo existe em Jundiaí e que extinguiu as sacolinhas plásticas dos supermercados desde o dia 30 de agosto do ano passado. Antes do início do evento, o governador Geraldo Alckmin fez questão de cumprimentar pessoalmente o prefeito Miguel Haddad.


Tendo como tema “Inovação: Simplificando a vida do consumidor”, o evento contou com a presença do prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, do presidente da Apas – João Galassi, e do governador do Estado, Geraldo Alckmin, além do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deputados estaduais, federais e prefeitos de várias cidades do interior paulista. O prefeito Miguel Haddad estava acompanhado do secretário de Comunicação e Governo, Carmelo Paoletti, do vereador, presidente da Câmara, Julio César de Oliveira e dos supermercadistas, Orides Russi, da Rede Russi e de Edwaldo Bronzeri, vice-presidente da Apas, em Jundiaí e dono da Rede Parceiros. Mais de 550 expositores participam de mais esta ação, considerada a maior do Brasil no ramo de supermercados.

O presidente da Apas definiu, na apresentação da proposta, chamada pelo governador de “protocolo de intenções”, as datas a serem cumpridas até a implantação da medida no Estado e que já faz parte do cotidiano do jundiaiense: Dia 5 de junho, dia do Meio Ambiente, divulgação junto aos colaboradores dos supermercados; dia 22 de setembro, início da Primavera, início da divulgação junto aos consumidores; dia 12 de novembro, dia do Supermercado, início da campanha em todo o Estado; dia 1º

de janeiro de 2012, início da venda de sacolas retornáveis e biodegradáveis nos supermercados e dia 25 de janeiro, Dia de São Paulo, fim das sacolinhas plásticas em todo estado de São Paulo.

O governador Geraldo Alckmin lembrou o pioneirismo de Jundiaí na adoção da medida, reconhecendo os resultados alcançados. O prefeito Miguel Haddad assinou o documento, como a cidade pioneira, na implantação da medida. Assinaram também, o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Apas, João Galassi e o secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas.