1/6/2011= - Jundiaí - SP

Santa Gertrudes recebe mutirão de castração e identificação animal

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Cerca de 200 animais da região do Jardim Santa Gertrudes estão cadastrados para o Mutirão de Castração e Identificação Animal promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação, que começou nesta terça-feira (31) e prossegue amanhã, é voltada para cães e gatos e vem complementar uma série de medidas já adotadas pela Prefeitura para trabalhar a guarda responsável de animais domésticos.

De acordo com o veterinário responsável pela Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal da Secretaria, Jonathann França Ribeiro, agentes comunitários de saúde providenciaram a inscrição dos animais nos dias 27 e 28 de maio e a adesão foi bastante positiva. "Fizemos o agendamento e não registramos faltas", disse Ribeiro.

Este é o segundo mutirão desenvolvido pela Prefeitura. O primeiro aconteceu em fevereiro no Jardim Novo Horizonte, quando foram atendidos cerca de 300 animais. Segundo Ribeiro, um novo mutirão está programado para este bairro ainda no mês de junho. "Selecionamos bairros que apresentam grande população animal e número elevado de abandono".


O Mutirão do Jardim Santa Gertrudes é realizado nos mesmos moldes do que foi feito no Jardim Novo Horizonte. Os animais passam pela cirurgia de castração e recebem a identificação por meio de uma tatuagem, que contém número e letra de identificação. O cadastro contém, ainda, foto do animal. Com esta segunda edição do mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar o cadastro municipal de cães e gatos identificados, o que contribuirá para coibir o abandono.


A castração é voltada para cães e gatos (fêmeas) de 6 meses a 10 anos de idade. De acordo com o veterinário, a castração, além de permitir o controle de natalidade, também diminui a incidência de infecções uterinas e câncer de mama, maiores causas de óbitos em animais acima de 10 anos.


Os procedimentos são realizados pela Clínica Veterinária Estimacão Ltda, de São Paulo, contratada por meio de licitação. Uma equipe de 15 pessoas, sendo seis veterinários e nove auxiliares, realiza os procedimentos. O mutirão é fruto de convênio da Prefeitura com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que contemplou Jundiaí com uma verba de R$ 78 mil. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar.


Moradores satisfeitos


O mutirão foi aprovado pelos moradores do Jardim Santa Gertrudes. Para Elenice de Fátima Simoni, que mora no bairro do Castanho, a iniciativa da Prefeitura foi muito boa e vem incentivar a adoção de animais. "Tenho três cães e trouxe todos para serem castrados. É uma ótima oportunidade", disse ela, que tirou os animais das ruas".


Sebastiana Figueiredo também aproveitou a oportunidade e levou duas cadelas para serem atendidas. "Se tivesse que pagar não teria como. Então, aproveitei e trouxe agora para garantir a cirurgia".