15/7/2011 - Jundiaí - SP

São Vicente - lideranças treinadas para gerenciar riscos

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

As lideranças do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo passaram durante uma semana, por treinamento sobre gerenciamento de risco. O objetivo foi sensibilizar os gestores de área quanto aos riscos existentes no hospital e criar ações para minimizá-los de forma que não aconteçam.

O treinamento foi realizado pelo departamento da qualidade, em parceria com a consultora Francilene Caldeira, da Pró-Saúde. O São Vicente está na etapa de conceituar e sensibilizar os gestores de área.

Foi realizada ainda, oficina para definir os mapeamentos de risco de todas as áreas e a próxima etapa será a sensibilização do corpo clínico. O hospital contará com um consultor médico que irá sensibilizar e conceituar o corpo clínico sobre o gerenciamento de risco. Os mapas assistenciais serão revisados e validados pelo corpo clinico da instituição.

Nesta primeira etapa da implantação do gerenciamento de risco estamos envolvendo os gestores de setor com os mapeamentos das áreas. A próxima etapa será o envolvimento do corpo clínico, e a terceira etapa que será primordial para o sucesso desta implantação onde iniciaremos os treinamentos com todos os colaboradores da instituição, pois o sucesso de nossas ações depende da sensibilização e envolvimento de toda a equipe”, explicou Fabiana Rigolo, Chefe do Departamento da Qualidade.

Toda essa ação vai garantir um atendimento qualificado aos pacientes, prevendo situações para o sucesso assistencial. O fechamento do trabalho será em reunião do departamento da qualidade com a diretoria do Hospital São Vicente.