4/5/2020 - Jundiaí - SP

Saúde de Jundiaí ganha reforço com novos agentes comunitários

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Para fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde, a Prefeitura de Jundiaí amplia o quadro de agentes comunitários de saúde (ACSs) com 30 profissionais. Aprovados em concurso público, os agentes vão atuar em contato direto com a população, com foco nas ações de prevenção.

Os novos agentes comunitários serão alocados nas Unidades Básicas de Saúde Agapeama (1), Maringá (2), Santa Gertrudes (4), Tarumã (6), Hortolândia (6), Marlene (4), Ivoturucaia (5) e Esplanada (2), que atuarão na Nova UBS Jardim do Lago após reterritorialização. De acordo com a Diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Andreia Pinto de Souza, os novos ACSs iniciam no atendimento assim que encerrado o processo de contratação (entrega de documentação) e o treinamento necessário para a atividade. “O trabalho dos agentes é fundamental para a qualificação da Atenção Básica, pois são eles conhecem o território, identificam as necessidades e acionam a rede para a atuação rápida”, explica.

O modelo de atendimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que será empregado na nova UBS Jardim do Lago, – assim que o prédio deixar de ser uma Unidade Sentinela para os casos suspeitos do Novo Coronavírus -, bem como na futura Clínica da Família Hortolândia (que teve a construção retomada no mês de abril) é formado por equipes, em que os agentes são a base para a identificação e aproximação com a comunidade. “Parte das contratações é preparatória para o modelo e as demais, para o reforço e qualificação no atendimento. Na UBS Tarumã, por exemplo, os agentes serão inseridos já que a unidade não contava com esse atendimento”, explica.

O chamamento foi publicado na Imprensa Oficial do dia 30 de abril – edição extra 4730).