13/9/2011 - Jundiaí - SP

Saúde leva técnica corporal chinesa às UBSs da cidade

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Aproximadamente 40 profissionais da Secretaria de Saúde participaram, nesta segunda-feira (12), da abertura da capacitação em PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). Médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários de saúde acompanharam a apresentação da naturóloga Mírian Sanfelici, contratada pela secretaria para implementar a técnica na rede pública de saúde, com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde.

A secretária de Saúde, Tânia Pupo, fez a abertura do evento e ressaltou a importância da iniciativa que contribui na qualidade de vida e bem-estar da população. Segundo ela, as práticas integrativas e complementares têm apresentado resultados positivos, sendo utilizadas cada vez mais por vários países.

Os profissionais serão capacitados para levar as práticas para 36 unidades de saúde. De acordo com Míriam Sanfelici, que possui especialização em medicina tradicional chinesa, será um trabalho que vai beneficiar toda população.

Mírian explicou que as PICS serão implementadas com a aplicação da técnica corporal chinesa Lian Gong em 18 terapias, Lien Ch”i, meditação entre outras.

“Esta técnica permite trabalhar o fortalecimento em todas as regiões do corpo. É uma prática mundialmente difundida e de excelente aceitação”, ressaltou. Em princípio, a prática será desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família e nos serviços públicos de saúde mental.

A capacitação terá duração de 56 horas, com aulas até 16 de dezembro, às segundas ou quintas feiras, das 13h às 17h. Serão capacitados cerca de 80 profissionais.