18/2/2011 - Jundiaí - SP

'Saúde no Campo' - segunda edição ganha um reforço

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os agricultores que participarem da segunda edição do programa “Saúde no Campo”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Unicamp, serão beneficiados com a inclusão de um novo serviço: a triagem auditiva.

Os procedimentos serão realizados pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que também integra o conjunto de atividades contempladas pelo programa. Em sua primeira edição, em dezembro passado, o "Saúde no Campo" atendeu a região do bairro Corrupira. A próxima está marcada para o dia 25, das 13 às 15 horas, na Associação Amigos do Traviú , que está localizada na rua Luiz Carbonari, nº 100.

O programa tem o objetivo de identificar possíveis casos de doenças causadas ao homem do campo pela exposição a produtos agrotóxicos. Dos 30 agricultores que passaram pelos exames no primeiro evento, apenas dois apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para atendimento específico na Unicamp, monitorados pela equipe do Cerest. Ambos foram liberados por não terem sido confirmadas quaisquer doenças.


De acordo com a diretora de Agronegócio da SMAA, Isabel Harder, o encaminhamento acontece exatamente para confirmar que o agricultor está bem e não foi acometido por nenhuma das doenças possíveis de se adquirir no campo. “Os encaminhamentos não significam necessariamente o adoecimento e sim uma ação preventiva”, comenta a diretora.


Para participar, o agricultor ou trabalhador da propriedade rural podem se inscrever no dia, quando também participarão de uma palestra sobre o uso de equipamentos de proteção individual. Para mais informações, o telefone é (11) 4589-8872.