14/10/2011 - Jundiaí - SP

Saúde realiza manhã de lazer para crianças diabéticas

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta quinta-feira (13), as crianças que participam do Grupo de Atendimento aos Portadores de Diabetes, desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Núcleo Integrado de Saúde – NIS) tiveram atividades diferenciadas no Parque da Cidade, em comemoração do Dia das Crianças. Oficinas de balões, de desenho em papelão (oficina Arte no Papelão da Secretaria de Cultura) e um delicioso lanche foram algumas das atrações.

O grupo de atendimento às crianças portadores de diabetes reúne uma equipe multidisciplinar formada pela médica endocrinologista Heloisa Prata, pela nutricionista Mariana Novais Oliveira e pela enfermeira Nilce Dompieri. Os pacientes, de 3 a 18 anos, são atendidas no NIS. Elas passam por consultas periódicas e também participam recebem orientação sobre a doença, aplicação de insulina, controle, alimentação. “Nosso objetivo é dar mais qualidade de vida para essas crianças”, disse a médica Heloisa.

A enfermeira Nilce ainda destacou que o trabalho também envolve os pais das crianças. “A educação é muito importante para a adesão ao tratamento e também para diminuir as complicações que possam surgir a longo prazo”, completou. “Educação em diabetes representa 80% do tratamento”.

Alice Noronha Rocha, de apenas 8 aninhos, participa do grupo e conta que aprende muita coisa. Os avós Maria e Edson, que acompanham a neta, disseram que apesar de pequena, Alice é consciente e obdedece as orientações. Já Aghata Vieira Molero, de 28 anos, disse que gosta muito de participar do grupo, onde tem muitas amigas.