27/10/2011 - Jundiaí - SP

Secretaria e parceiros farão piloto do censo rural na cidade

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), em parceria com a Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC), inicia no dia 7 de novembro um levantamento das propriedades agrícolas localizadas na região do Bairro dos Fernandes. A inicitiva, segundo a diretora de Agronegócio da SMAA, Isabel Harder, é um piloto do censo que se pretende realizar em toda a cidade, com foco na definição de um Plano Agrícola.

Pela parceria, os estudantes do curso de Agropecuária da EtecBest é que farão o levantamento no bairro e, para isso, passarão por um treinamento no próximo dia 4 com os técnicos da SMAA e do IAC. O levantamento das informações irá até o dia 11. “A intenção é conhecer a situação da agricultura nessas localidades, levantar o que existe e quais são as demandas dos proprietários rurais”, explica a diretora. Com base nas informações, a Secretaria de Agricultura vai estudar a implantação de uma política agrícola voltada para a cidade, com foco na realidade local.


Apoio ao produtor

Para o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Jorge Yatim, esse trabalho vai completar uma ação realizada cerca de dois anos atrás, quando todos os produtores da cidade se reuniram para apresentar suas principais necessidades. As reuniões foram realizadas em bloco, com a cidade dividida em regiões para poder cobrir todo o contingente. “Na época, foram encontros para estabelecer o início de um diálogo e de parceria para futuras ações. Agora, a intenção é avançar um pouco mais, buscando a criação de uma política própria do município, com base na sua realidade”, diz Yatim.

Atualmente, dentro do que a estrutura da secretaria comporta, várias ações já vêm contribuindo para dar ao agricultor um pouco mais de incentivo e agregar valores à atividade. A SMAA desenvolve durante o ano alguns programas, como o de Análise e Monitoramento da Fertilidade do Solo, com o encaminhamento gratuito de material para análise em laboratório contratado pela secretaria.