21/7/2011 - Jundiaí - SP

Secretaria investe no servidor para atender mais e melhor

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Uma das maiores preocupações da Secretaria de Recursos Humanos é a qualificação dos servidores municipais, em um compromisso com a qualidade do serviço prestado aos jundiaienses. Selecionar os melhores profissionais e o perfil mais adequado à vaga, no entanto, não é uma tarefa fácil, sobretudo quando a atuação do servidor está mais próxima do cidadão.

Com a intenção de aprimorar o processo seletivo e oferecer aos candidatos mais informações sobre o cargo e seu papel a cumprir, a Secretaria, de forma inovadora, tem inserido nos concursos públicos provas práticas precedidas de um curso de formação, onde são aprendidos e vivenciados pelos candidatos os principais desafios e responsabilidades do cargo.


Fizemos uma experiência bem sucedida com candidatos a operador de máquinas e os resultados indicam que devemos expandi-la para outras contratações”, explica o secretário Municipal de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi.

Um primeiro caso, exemplar, deu-se com o cargo de operador de máquinas, cujo curso abordou temas relacionados ao conhecimento e operação dos equipamentos, técnicas para execução das principais tarefas, segurança, disciplina e cumprimento de normas e procedimentos de trabalho. Na sequência, como explica Rossi, foi realizada uma prova prática em que eles foram novamente avaliados, dessa vez, com relação ao conhecimento e à destreza na operação da máquina, segurança, habilidade na execução e desenvolvimento das tarefas, o tempo de execução, disciplina, capacidade de entendimento e observância de normas e procedimentos. Participaram ao todo 47 candidatos, sendo 26 os aprovados.

Com o sucesso dessas iniciativas, a intenção da Secretaria de Recurso Humanos é expandir o modelo para outros cargos. Os próximos serão os de Agente de Trânsito, cuja prova objetiva está prevista para o dia 24 de julho, seguindo-se para os 165 primeiros colocados o Curso de Capacitação Básica em Legislação Aplicada e Conduta no Trânsito e Postura Profissional, e o de Auxiliar de Serviços Educacionais (merendeira), que ainda não possui edital publicado, mas abordará aspectos relevantes para a atuação desse profissional nas escolas públicas.