9/11/2011 - Jundiaí - SP

Secretaria reúne feirantes para discutir atividade

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O primeiro de uma série de seis encontros para discutir como melhorar a atividade nas feiras livres da cidade teve lugar, nessa segunda-feira (07), no auditório do Parque da Cidade. No total, 30 feirantes assistiram à apresentação feita pelo diretor da SMAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Edílson Chrispim. A intenção é discutir alternativas para melhorar ainda mais o trabalho, com foco na qualidade e na satisfação do consumidor final.

Segundo o diretor da SMAA, o objetivo é traçar um comparativo de como é feito hoje e como poderia melhorar, tanto na questão das boas práticas sanitárias, quanto no que diz respeito à apresentação dos produtos nas bancas. “Trouxemos como exemplo o farto material coletado em Cutiriba, quando da nossa visita àquela cidade, para conhecer o funcionamento das feiras”, disse Chrispim. Para ele, Jundiaí pode não só equiparar-se com o modelo apresentado como também superar em muitos aspectos. “São medidas simples, que não requeirem investimento por parte dos feirantes, mas que podem agregar valores à atividade, conquistando mais clientes e valorizando mais o produto que comercializam”, analisou o diretor.

Alguns pontos que o diretor colocou como uma meta a ser atingida é ampliar o número de bancas com pagamento eletrônico, hoje em torno de 30%. Segundo Chrispim, o perfil do consumidor hoje é outro e o pagamento eletrônico é quase uma exigência no mercado atual. Além disso, foi apresentado aos feirantes um modelo de sistema de abastecimento de água potável nas bancas, para melhorar as condições de higiene e também oferecer praticidade para o feirante, que passa cerca de dez horas por dia no local da feira. As próximas reuniões estão marcadas para os dias 22 e 29 de novembro e 6, 13 e 20 de dezembro.

Ações já adotadas

Chrispim destacou ainda que muita coisa já foi feita, por iniciativa da Secretaria de Agricultura, visando a contribuir com os feirantes. A implantação de sanitários químicos, por exemplo, a presença de energia elétrica em 100% da feiras, limpeza dos locais após as feiras e sinalização de trânsito.