11/3/2011 - Jundiaí - SP

Secretário de Obras pede colaboração de construtoras

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O secretário de Obras da Prefeitura de Jundiaí, Sinésio Scarabello Filho, reuniu, na tarde desta quinta-feira (10) representantes de construtoras da cidade para pedir colaboração durante o desenvolvimento das obras públicas e privadas. A colaboração é no sentido de manter o local da obra e proximidades limpa e segura, principalmente com relação aos pedestres. O evento foi realizado na Associação dos Engenheiros de Jundiaí.

Durante o encontro, Scarabello mostrou fotos de locais onde estão sendo executadas obras. Ele afirma que toda obra de terraplanagem, nesta época de chuvas, é complicada, pois acaba deixando ruas e calçadas cheias de lama e a limpeza não é executada permanentemente. As fotos, que serviram de alerta para orientação das construtoras, mostram ruas sujas de lama ou destruídas por caminhões pesados, calçadas quebradas, por conta da obra, restos de material de construção ou caçambas sobre a calçada, impedindo a circulação de pedestres.

Outra preocupação da Prefeitura, apresentada pelo secretário, está relacionada à falta de segurança na construção de edifícios, mostrando ausência de telas de proteção. Scarabello lembrou que o importante é que estes fatos não ocorram durante as obras. Uma multa, segundo ele, nem sempre é a solução. Fundamental é manter o local seguro, tanto para pedestres, como para moradores da região e também para o tráfego de veículos.



Junto com o secretário de Obras, participou do encontro o secretário de Transportes, Roberto Scaringella e Fernando Salvador, da área de trânsito da Secretaria. Para Scaringella, é importante lembrar que uma obra pública só pode ser considerada concluída quando a sinalização de solo e semafórica estiver pronta.


Scarabello também anunciou que a secretaria está trabalhando na elaboração de um novo Código de Obras. Segundo ele, a minuta do projeto de lei está pronta na secretaria e deverá, em breve, ser discutida com a sociedade, principalmente a área de construção civil da cidade. Ele afirmou que estão sendo colocados itens sobre sustentabilidade, com aberturas para a instalação de energia solar e o reaproveitamento de água. “Espero que a discussão seja concluída para a votação do projeto na Câmara, até o final deste ano”, afirma o secretário.