22/6/2011 - Jundiaí - SP

Secretário recebe grupo de jipeiros

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, recebeu na tarde desta terça-feira (21) o vereador Gustavo Martinelli e um grupo de jipeiros da cidade. Os pijeiros queriam saber que lugares da Serra do Japi poderiam ser percorridos, com seus veículos, principalmente em finais de semana. Spina lembrou, inicialmente que sempre foi jipeiro, que conhece as ações do grupo, e que é importante que todos tenham noção dos trechos da serra que são tombados e que ações estão sendo realizadas pela Prefeitura com o objetivo de preservar cada vez mais o local.

O encontro acabou servindo para o secretário propor o apoio do grupo às ações desenvolvidas pela Secretaria com o objetivo de evitar prejuízos à Serra do Japi. O secretário lembrou que no início do ano foi criada a operação “De olho na Serra”, com o objetivo de evitar depredações no período de verão e, agora, a ação se desenvolve com a intenção de evitar queimadas no local. Spina lembrou que Jundiaí tem dois conselhos que cuidam do meio ambiente e que seria importante o grupo negociar com eles ações a serem desenvolvidas na Serra do Japi. O Conselho de Gestão da Serra do Japi, que cuida especificamente deste espaço, é o caminho proposto pelo secretário para que encaminhem ofício sugerindo suas visitas à Serra do Japi. O Conselho, que terá nova diretoria a partir de julho, deve ser o caminho para se definir, com apoio da Secretaria, que tipo de passeio os jipeiros podem fazer na Serra do Japi e onde ele pode ser feito.


Os jipeiros foram convidados a participar de cursos sobre queimada e a terem conhecimento de como está a preservação da Serra do Japi, principalmente agora que foi criado o Consórcio Intermunicipal. Os jipeiros realizavam passeios por trilhas na serra, mas agora elas estão limitadas. Spina informou, ainda, ao grupo que a Secretaria está abrindo licitação para a contratação de monitores e que poderão orientar os jipeiros quando de suas visitas, principalmente dentro dos espaços permitidos.