19/10/2011 - Jundiaí - SP

Selo oficial do Momento Itália Brasil é lançado

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O prefeito Miguel Haddad recebeu, nesta terça-feira (18), o Ministro Mauro Marsili, Cônsul Geral da Itália, para a abertura oficial das comemorações do MIB (Momento Itália Brasil) em Jundiaí. Além da visita, a data marca o lançamento do selo alusivo ao MIB e a abertura de uma exposição filatélica, promovida pelos Correios.

O selo foi desenvolvido pelo bisneto e neto de italianos, o publicitário Washington Olivetto, e traz dois símbolos: Coliseu, da Itália, e o Cristo Redentor, do Brasil. A marca está sendo utilizada de diversas formas, desde selo, até anúncios, gravatas e joias.

Para Miguel Haddad, a criação da comissão para organizar os festejos em Jundiaí mostra a importância que o MIB tem para o município. O Cônsul fez questão de agradecer ao prefeito e à cidade pela receptividade com o Momento Itália Brasil e lembrou, também, que o Estado de São Paulo tem aproximadamente 15 milhões de descendentes italianos.

Além da visita de Marsili, Jundiaí pode se orgulhar por ser a única cidade, ao lado da capital federal, que vai lançar o selo alusivo ao Momento Itália Brasil. Para o presidente do Clube Filatélico, Paulo Roberto de Moraes, o lançamento do selo será um acontecimento inédito. “Os selos serão vendidos e poderão ser obliterados pelo carimbo oficial dos Correios”, comentou.

DE JUNDIAÍ PARA O ESTADO

Tamanha relevância fez com que Jundiaí saísse na frente para comemorar este momento tão carregado de significados para as pessoas. O município deu exemplo para todo o país, em março desse ano, quando montou uma comissão para organizar os festejos em Jundiaí.

A ideia deu tão certo que, dois meses depois, o governador Geraldo Alckmin, espelhando-se no exemplo de Jundiaí, criou um grupo de trabalho para os eventos organizados em âmbito estadual. “É um grandioso projeto e a cidade se destaca, mais uma vez, unindo esforços para esta grande realização”, destacou Carmelo Paoletti Neto, secretário de comunicação e presidente da comissão jundiaiense do MIB.

Há 20 anos que Jundiaí não recebia a visita oficial de um Cônsul Geral. Mauro Marsili nasceu em Roma, em 1960 e é formado em Ciências Políticas. Iniciou sua carreira diplomática em 1985 e cumpriu funções na Alemanha (Berlim) e na Argentina (Buenos Aires). Em 2001, foi o 1º Conselheiro Comercial na Embaixada Italiana em Brasília. Em 2008 se tornou Cônsul Geral e nomeado como Ministro Plenipotenciário.

O lançamento ocorreu no auditório do Ciesp e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e outras autoridades do município. O Momento Itália Brasil acontece entre outubro de 2011 e junho de 2012 com o intuito de contribuir para o aprimoramento das relações ente os dois países nos setores econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional.