29/8/2011 - Jundiaí - SP

Semana de Prevenção das Deficiências é encerrada

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O casal Francisca e Benedito Ferreira Pessoa aproveitou o passeio pela região central de Jundiaí, na manhã deste sábado (27), para participar das atividades centralizadas na Praça Governador Pedro de Toledo (Catedral). A ocasião marcava o encerramento da 15º Semana de Prevenção das Deficiências de 2011, evento organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com o apoio da Prefeitura. Francisca descobriu, durante exame no estande da Secretaria de Saúde, que está com o colesterol alto e precisa procurar um médico. “Achei excelente essa campanha, dou nota mil. A minha pressão está ótima, mas minha mulher está com o colesterol alto”, disse Benedito.

A Semana de Prevenção das Deficiências é um evento instituído por lei e foi realizada em Jundiaí com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre os benefícios da prevenção em saúde, já que muitas deficiências podem ser evitadas com cuidados diários.


Na praça foram montados vários estantes com inúmeros serviços, reunindo representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, CEVA, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Centro de Reabilitação de Jundiaí, Instituto Luiz Braille, Adequa (produtos ortopédicos), Ecoterapia Dom Quixote, Peama e a Pastoral da Pessoa com Deficiência. Para animar o evento, também participaram os violeiros do Japi.

Os estandes ofereceram serviços como prevenção de saúde bucal, orientações sobre saúde da mulher, prevenção sobre doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial e testagem de glicemia, orientações sobre estômias, prevenção de traumas, parasitose, exame de acuidade visual, trabalho de reabilitação, ecoterapia, inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e exposição de produtos e novas tecnologias direcionadas ao conforto dos deficientes.