25/9/2019 - Jundiaí - SP

Semana do Idoso tem programação nas UBSs

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Com a população acima de 60 anos totalizando cerca de 50 mil pessoas – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, Censo 2010 -, a Prefeitura de Jundiaí celebra a Semana do Idoso entre os dias 23 a 27 de setembro. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família, oferece atividades que promovem a saúde, com oficinas, pique niques, passeios e palestras.

Na UBS Eloy Chaves, nesta terça-feira (24), foram realizadas atividades externas à unidade, no Parque do Botânico. Exercícios físicos, orientações sobre a importância da ingestão de água e da luz solar e os alimentos saudáveis foram explicados para os usuários que compareceram ao encontro.

De acordo com a gerente da UBS, Karina Rios de Oliveira, os usuários são participativos. “Preparamos uma semana inteira de atividades, prezando pela oferta de informações importantes – como palestras sobre Alzheimer e menopausa – e orientação para a promoção da saúde, com alimentação saudável, orientação para escovação, aferição de glicemia e pressão arterial. A ação externa aproxima a população do equipamento e divulga as atividades oferecidas como os grupos terapêuticos”, explica.

Já na UBS Caxambu, a celebração da Semana do Idoso contou com oficina sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), na segunda-feira (23) – inclusive com degustação de prato preparado com a folha ‘peixinho’, reconhecida pelo cheiro e sabor característicos -, além de palestras sobre envelhecimento saudável e odontologia.

“A rede de atendimento em Saúde de Jundiaí oferece, não somente o tratamento para as doenças, como a promoção da saúde, que é o fator mais importante para a qualidade de vida da população. As informações, sendo prestadas em todos os locais, facilitam o acesso para a população”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Bem Viver 

A Clínica da Família realizará, na quinta-feira (26), em parceria com a Cáritas Diocesana, passeio para o Grupo Bem Viver pela Rota da Uva. Além da semana específica, no dia 3 de outubro, será realizado passeio com o grupo de Lian Gong no Parque Engordadouro, com atividades de alongamento e pique nique.

O atendimento odontológico específico para a terceira idade também será oferecido para os usuários da Nova UBS Maringá,  no dia 27, a partir das 14h.

Na UBS Rio Acima, no dia 28, realizará atividades para idosos no espaço a partir das 8h30, será realizado café da manhã após a aferição de pressão arterial e glicemia. Ainda haverá bingo e música ao vivo.