29/9/2011 - Jundiaí - SP

Semana do Idoso termina com atividades lúdicas

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Terminou nessa quarta-feira (28) a 14ª Semana Municipal do Idoso. Promovido pela Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), com o apoio do Comid (Conselho Municipal do Idoso), o evento reuniu mais de 200 idosos de Jundiaí e região em atividades esportivas e recreativas, realizadas no ginásio de esportes da unidade Sesi Élcio Guerazzi (Sesão).

As ações lúdicas, que tiveram o apoio da ESEF e do Sesi, contaram com a presença de diversos grupos da melhor idade de Jundiaí e cidades próximas, como Itupeva, Bragança Paulista e Campo Limpo Paulista. Durante todo o dia, o local foi palco para apresentações culturais e, ainda, disputas em modalidades do esporte. “Tivemos basquete e vôlei adaptados, buraco e dominó. No entanto, como o objetivo é a integração, todos são vencedores e ganharam medalhas de participação”, disse Vilma Cantoni Carvalho, coordenadora do grupo de 3ª Idade do Sesi.


Jacyra Nunes da Silva, aposentada, participou das atividades, juntamente com o grupo do Centro de Referência do Idoso de Jundiaí (Criju). Ela, que frequenta a unidade há três anos, disse aprovar a iniciativa: “O nosso dia aqui é uma extensão do que vivenciamos no Criju. Adorei me apresentar, junto com as minhas amigas, e passar momentos agradáveis aqui”.

Vera Herculano, coordenadora do Criju, acompanhou o grupo e afirmou que as atividades refletem o trabalho desenvolvido durante todo o ano na unidade: “Eles ficam mais dispostos, com autoestima elevada e promovem a socialização com pessoas da mesma idade. Sentem-se mais vivos e cheios de energia”.

Semana do Idoso

A 14ª Semana Municipal do Idoso teve início na última quinta-feira (23) e reuniu profissionais da área, usuários, conselhos municipais e autoridades. O evento foi dividido em duas frentes de trabalho: técnica, com a realização de dois congressos técnicos, no auditório do Ciesp, e lúdica, com as atividades recreativas.

O evento teve como tema “Desenvolvimento Urbano e Envelhecimento da População” e contou, ainda, com a elaboração de uma carta de intenções ao Plano Diretor sobre políticas para o público da melhor idade.