26/8/2011 - Jundiaí - SP

Seminário discute acolhimento à população em situação de rua

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) realizou, na tarde desta quinta-feira (25), o seminário “Acolhimento na Diversidade – A Arte de Aceitar”. Promovido com o apoio do Grupo de Trabalho da Política Municipal População em Situação de Rua, o evento reuniu, no auditório do Ciesp Jundiaí, cerca de 250 pessoas, entre técnicos da Rede de Proteção Social, representantes das esferas municipal e estadual, além de conselhos, Polícia Militar, Guarda Municipal, associações, entre outros.

 

Representando o prefeito Miguel Haddad, a secretária responsável pela pasta, Maria Aparecida Mazzola, afirmou que o intuito do encontro é despertar nos profissionais da área novas perspectivas de acolhimento às pessoas em situação de rua. “Somos todos iguais, independente de escolhas e circunstâncias. Deste modo, queremos propiciar mais uma oportunidade de melhorar o atendimento prestado e qualificar todos os profissionais envolvidos neste trabalho”.

O evento foi dividido em dois blocos e com espaço para debates. “O conhecimento é uma via de mão dupla. Deste modo, a proposta visa também ouvir os participantes e partilhar as experiências”, disse. As palestras foram ministradas por Dr. Eginaldo Marcos Honório (conselheiro estadual da comunidade negra e diretor do Clube 28 de Setembro), da Deputada Estadual Célia Leão e Sérgio Abreu (diretor do Departamento da Economia Solidária de Várzea Paulista). “Este encontro é fundamental e contribui diretamente na qualidade do atendimento da população de rua, que se encontra em alta vulnerabilidade social”, disse Sérgio Abreu, que proferiu a palestra sobre o respeito e o acolhimento à diversidade sexual.