31/10/2011 - Jundiaí - SP

Serra do Japi terá equipe para combater incêndios

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O curso para formação da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêncios Florestais na Serra do Japi reuniu cerca de 20 pessoas, neste sábado (29), na Escola Técnica Benedito Storani. A formação, promovida pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, tem a proposta de criar uma rede voluntarista para atuar, principalmente, no apoio às corporações durante um incêndio.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Renata Freire, os voluntários não trabalharão na linha de frente, mas serão de grande importânica na logística e em outros afazeres que não apresentem risco. ”

O curso conta com três módulos. Neste primeiro, os participantes terão apenas com a parte teórica. Nos próximos, o grupo sairá a campo, com visitas à Serra do Japi, além de mais uma parte teórica sobre ecologia florestal da Serra do Japi que será feito em parceria com a Unicamp.


Segundo Renata, há mais 40 pessoas em lista de espera. “A intenção é de abrir para os inscritos”, ressaltou Renata, lembrando que o curso será desenvolvido no período de outubro deste ano a abril de 2012, quando a tendência é de reduzir as queimadas.

O inspetor Paulo Soares, chefe da Divisão Florestal da Guarda Municipal, ressaltou que a formação da brigada é muito importante, principalmente quando se avalia os danos ambientais registradas na Serra do Japi com as queimadas deste ano. “A área é incalculável; tivemos uma perda ambiental muito grande. Com estes voluntários será possível enfatizar, ainda mais, as questões preventivas”.