8/4/2011= - Jundiaí - SP

Servidores têm programação especial para comemorar o Dia Mundial da Saúde

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Como faz todos os anos, a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Jundiaí organizou uma extensa programação para comemorar com os servidores municipais o Dia Mundial da saúde. É o Projeto Qualidade de Vida, que aconteceu nesta quinta-feira (07) nas dependências do Ciesp, reunindo cerca de 100 servidores, em dois períodos. 

A diretora de Recursos Humanos da secretaria, Regina Célia Amorin, fez a abertura do evento, representando o secretário Carlos Umberto Rossi. Segundo ela, quando o assunto é qualidade de vida, não se trata somente da ausência de doenças ou enfermidades. “Há um conjunto de situações que concorrem para que a pessoa tenha qualidade de vida, é um estado de total bem-estar físico, mental e social”, comentou. A proposta, de acordo com a diretora, é que esse evento da secretaria seja um modelo para ações que possibilitem trabalhar a qualidade de vida. 



Palestras e movimentos


Atividades para levar a sério a questão da qualidade de vida não faltaram na programação elaborada pela equipe da SMRH. Especialistas foram convidados para falar aos grupos de servidores da manhã e da tarde sobre equilíbrio nas relações dentro da comunidade, no trabalho e na família. “Tudo isso contribui para o nosso bem estar físico e emocional”, explica o professor Richard Barbosa, responsável por ministrar a palestra sobre Tai Chi Chuan, seguida de uma demonstração, quando noções básicas dessa atividade puderam ser aplicadas na prática. Acompanhado da professora Lúcia Barbosa, que atuou como voluntária nos exercícios, Richard enfatizou que o grande mal da nossa geração é o estresse, o que pode ser controlado através de cuidado com a saúde.


Já a dança circular, que teve palestra e aula prática com a psicóloga e professora de apoio à educação inclusiva Paula Patrícia Fonseca Magro, é uma atividade que expressa sentimentos de reciprocidade, como a gratidão, o dar e receber, etc. “Desde a antiguidade usa-se a dança para comemorar um feito e a nossa proposta é utilizar o recurso para despertar nas pessoas esses sentimentos”, contou. Os participantes aprenderam rápido alguns passos, para uma apresentação após a palestra.


Todos os anos uma abordagem diferente


A chefe da Divisão de Serviço Social e Treinamento da SMRH, Sivone Caetano Villela, contou que todos os anos a Prefeitura prepara uma programação para que os servidores possam participar da comemoração do Dia Mundial de Saúde. “No ano passado, as atividades tiveram como tema a segurança do trabalhador no ambiente de trabalho , com uma participação expressiva nas palestras e atividades práticas”, disse. De acordo com Sivone, a qualidade de vida é para ser trabalhada o tempo todo, com atividades que podem aliviar o estresse.