6/7/2011= - Jundiaí - SP

Sorteio define apartamentos da Vila Ana

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), realizou, neste domingo (03), o sorteio que definiu a distribuição de apartamentos para as 36 famílias moradoras da Vila Ana. A iniciativa é a última etapa antes da entrega das chaves das moradias.

O prefeito Miguel Haddad, acompanhado do deputado federal Luiz Fernando Machado, participou do encontro e ressaltou que, com a intensificação do processo de remoção das famílias destes locais, Jundiaí será uma das poucas cidades de seu porte a erradicar as submoradias. “Uma boa cidade é aquela que proporciona qualidade de vida e dignidade para toda a sua população. A nossa preocupação e o nosso compromisso contemplam ações nos bairros e que tragam estes resultados: casa própria, com toda a infraestrutura necessária, para que as pessoas possam viver de forma melhor com suas famílias”.


De acordo com Ademir Pedro Victor, superintendente da Fumas, no mês de junho foi realizada reunião com os moradores da Vila Ana para a pré-escolha de apartamentos. Cada família escolheu cinco unidades de sua preferência. “O critério para a escolha das 36 famílias foi o tempo de moradia do núcleo. Mas, para acabar com as submoradias da Vila Ana, a prefeitura iniciou o desenvolvimento de projeto para construção de mais 108 apartamentos. As famílias terão mais dignidade e conforto”.

Também estiveram presentes no sorteio o secretário de Comunicação Social, Carmelo Paoletti Neto, os vereadores José Dias e Enivaldo Ramos de Freitas, Maria Isabel de Lima (presidente da Associação de Moradores Vila Nova), Eurico Gonçalves de Lima (presidente da SAB), Renata Tadei (coordenadora de desenvolvimento urbano da Caixa Econômica Federal) e Elta José de Paula (representando a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal).

Marta Luzia Marcon reside há 36 anos na Vila Ana e foi a primeira a ser sorteada. Emocionada, ela disse que poderá viver com mais conforto ao lado da filha. “Estou muito feliz, pois, se não fosse esta iniciativa da prefeitura, não conseguiria comprar uma casinha melhor”, diz Marta, que escolheu a unidade E-11, próxima à rampa devido a um problema de saúde.

Ivanete Aparecida de Souza, diarista, disse que a expectativa é grande sobre como será a disposição de móveis e objetos em sua nova casa. “Fico imaginando como vou decorar. Minhas patroas estão ajudando, me presenteando com tapetes e panos de prato para que tudo fique lindo. Estou ansiosa”, diz.

As obras

Os apartamentos contam com 57 m2 de área útil, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. São divididos em duas torres, com quatro andares cada e uma vaga de estacionamento coberta. O projeto contempla ainda cinco apartamentos com rampas e outros sete, localizados no 1º andar, destinados às pessoas com mobilidade reduzida, idosos e com problemas de saúde.
Ações no bairro

A Prefeitura de Jundiaí mantém na região da Vila Ana duas EMEBS que atendem alunos na Educação Infantil e Fundamental. São elas: EMEB Arcina Aparecida Nogueira Barbosa, com 57 crianças de zero a três anos, e a EMEB Rotary Club, com 294 alunos, sendo que do 1º ao 5º ano a escola atende em tempo integral.

Já na área da saúde, os moradores do bairro são atendidos em unidade de Saúde da Família, que realiza, em média, 3.500 atendimentos por mês, entre consultas com médico generalista e procedimentos de enfermagem.