20/6/2011 - Jundiaí - SP

Transpetro mostra serviço de manutenção e segurança de dutos na Prefeitura

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Um grupo de técnicos da Transpetro, Sistema Petrobrás, esteve na manhã desta segunda-feira, na sala de reuniões da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, apresentando serviço de segurança e manutenção das faixas de duto de combustível da empresa que passam por Jundiaí. O encontro contou com a presença dos secretários Jaderson Spina, de Planejamento e Meio Ambiente; Sinésio Scarabello Filho, de Obras e Walter da Costa e Silva Filho, de Serviços Públicos; além dos diretores Antonio Panizza de Planejamento e Renata Freire, de Meio Ambiente. Da Transpetro, participaram da apresentação, Maurício Yerada Vaz, engenheiro do Grupo de Ação Terceiros, do Terminal de São Caetano do Sul; Rivaldo Andreotti Gil, técnico de Segurança, do Terminal de Guarulhos; Rosana Alves dos Santos, profissional de Relacionamento do Terminal de Barueri e Gislaine Cristina Rasteli, profissional de Relacionamento com as Partes Interessadas, do Terminal São Caetano do Sul.

O engenheiro Maurício Vaz lembrou que, por Jundiaí passam cerca de 14 km de dutos vindos de Paulínia, com destino a Barueri. A passagem dos dutos, instalados em 1970, é na região da Avenida Antonio Pincinato, Atílio Gobbo e Antonio Piva Barranqueiros. O secretário Walter da Costa e Silva lembrou aos técnicos se existem estudos para alterar o percurso destes dutos, em Jundiaí, principalmente por conta da proximidade dos mesmos com a Serra do Japi. Vaz afirmou que existe, dentro da Transpetro, um Plano Diretor de Dutos, exatamente para repensar passagens dos mesmos e que Jundiaí está dentro deste roteiro. Vaz mostrou a presença de técnicos nas inspeções das áreas, inclusive com a realização de ações aéreas em todo percurso dos dutos.


Os dutos são tubos por onde é transportada grande parte dos combustíveis. Em geral, eles ficam enterrados em uma área chamada de Faixa de Dutos, indicada por marcas da cor amarela. As faixas de duto precisam ser conservadas e ficar livres para não prejudicar os serviços de manutenção e de reparos que garantem a segurança das tubulações.

A Transpetro movimenta grandes quantidades de petróleo, gasolina, diesel, álcool, gás de cozinha e diversos outros combustíveis que fazem parte da vida dos brasileiros. A movimentação de produtos combustíveis exige cuidados especiais. Por isso, a Transpetro mantém procedimentos que garantem a segurança das suas atividades e dos equipamentos.

Para Jaderson Spina, é fundamental que a Prefeitura conheça as ações desenvolvidas pela Transpetro, principalmente no que diz respeito à prevenção e estudos de manutenção realizados pela empresa. O encontro, segundo ele, é positivo para a cidade.