26/7/2011 - Jundiaí - SP

Tudo pronto para a primeira edição do 'Delícias do Campo'

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Vou me aperfeiçoar. Quero aprender novas receitas e aprimorar as que já faço em casa, para fazer em maior quantidade e poder revender”. É com essa expectativa que Inês Boschini, dona de casa e produtora de vinho artesanal, espera pelo início do curso “Delícias do Campo”, que começará a ser ministrado no dia 14 de setembro, no salão da igreja do bairro da Toca.

Nesta segunda- feira (25), o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jorge Yatin, acompanhado das diretoras Isabel Harder (Agricultura) e Maria Olívia Gonçalves (Funss) e da professora Ângela Kupp Rocha, conheceram as instalações que abrigará o curso e acertaram os detalhes para melhor acomodação dos alunos. “A cozinha tem uma infraestrutura ótima. Os alunos terão espaço suficiente para aprender na teoria e na prática”, afirma Maria Olívia.


Desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o curso objetiva descentralizar as aulas de culinária, já desenvolvidas na sede do Fundo Social, para os agricultores da cidade. “O curso é uma forma de nos aproximarmos ainda mais dos agricultores. Os participantes terão a oportunidade de conhecer novas receitas e técnicas de armazenamento para poder agregar mais valor ao seu produto”, afirma o secretário Jorge Yatin.

Com carga horária de 16 horas, o curso, que será ministrado pela professora Ângela Kupp Rocha, já está com todas as vagas preenchidas. As aulas beneficiarão 34 camponeses de diferentes bairros da região da Toca, como Caxambu, Roseira e Vera Cruz. Com a mão na massa, os alunos aprenderão como aproveitar 100% dos produtos que plantam. “Vou ensiná-los a aproveitar todas as frutas e verduras que colhem em casa. Vamos aprender a fazer pães, tortas, geléias, compotas, ou seja, produtos caseiros que poderão ser vendidos junto com a produção”, diz a professora Ângela.

Para a aula inaugural, está previsto o ensino da receita de torta de morango, para aproveitar o final da colheita. Maria Olívia Gonçalves afirma que o Fundo Social tem trabalhado para cumprir o slogan da cidade: “Oportunidade é para todos”. “Para a equipe do Fundo Social, é uma imensa satisfação trazer novos ensinamentos para os agricultores. Desde que fomos procurados pela Secretaria de Agricultura, a primeira dama, Maria Rita Haddad, deu todo o suporte para que mais uma descentralização acontecesse”, diz Maria Olívia.