17/2/2020 - Jundiaí - SP

UBSs do Dia D do Sarampo estão abertas até 17h de sábado (15)

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O movimento no período da manhã nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio, Rami e Hortolândia  e da Clínica da Família foi intenso entre a população interessada em verificar se havia necessidade de imunização das crianças entre 5 anos a jovens de até 19 anos pela Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. As equipes da Prefeitura de Jundiaí também oferecem, até as 17h deste sábado, outras doses para a atualização da carteira de vacinação.

Mãe de duas adolescentes, Carla Costa levou Clarissa e Maria Eduarda, além do afilhado Leonardo Ramos de Toledo para verificar a necessidade de vacinação. “O Leo não precisou do sarampo, mas vai tomar algumas outras que estavam, há tempos, esquecidas. As meninas nem precisaram. É importante trazer a carteira de vacinação para que os profissionais possam verificar se está tudo em ordem”, comenta.

Já o casal Sayre Braga e Fabrício Teodoro levou o pequeno Kael, de 6 meses, para tomar a primeira dose da vacina contra o sarampo. “Moramos no Eloy Chaves e ficamos sabendo dos locais de vacina pela publicação da Prefeitura de Jundiaí. A abertura pelo ‘Dia D’ é fundamental para a população que não tem como usar o serviço durante a semana. Nós, por exemplo, trabalhamos em outra cidade”, explica a mãe.

De acordo com o gerente da UBS Hortolândia, Leonard Cabral, o movimento no período da manhã foi intenso. “São poucas as pessoas que não estão imunizadas contra o sarampo, mas aproveitamos o período para oferecer as demais doses que, porventura, estejam desatualizadas”, detalha.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente explica que em Jundiaí, neste sábado, a vacinação contra o sarampo teve como foco a imunização das crianças entre 5 anos a jovens de até 19 anos. “A vacina imuniza contra sarampo – caxumba e rubéola e faz parte da rotina de vacinação brasileira. Por conta da circulação do vírus, é importante que a população esteja imunizada”, alerta.

A Campanha de Vacinação teve início no dia 10 de fevereiro e segue até 13 de março, com oferta gratuita de doses, em todas as UBSs, Novas UBSs e Clínica da Família, durante o horário de funcionamento de cada equipamento.