7/3/2018 - Jundiaí - SP

UGAAT oferta capacitação pelo programa “Aplique Bem”

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a empresa Arista deram início ao primeiro ciclo de capacitação pelo programa “Aplique Bem” do ano. O curso será realizado até quinta-feira (8) e é destinado a produtores e a trabalhadores rurais com o objetivo de capacitar para a manipulação de defensivos e uso de maquinários específicos para aplicação dos produtos. Os interessados em participar devem se inscrever na UGAAT, por telefone.

De acordo com o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, neste primeiro ciclo, serão ofertadas quatro turmas, de 20 vagas. “No ano passado tivemos apenas três turmas durante o ano inteiro. Fizemos a solicitação para mais ciclos por conta da importância desta capacitação. Existe a norma regulamentadora (NR 31) que trata da segurança e saúde dos trabalhadores e que restringe o manuseio e aplicação a apenas pessoas que tenham a certificação específica. Esta capacitação é a forma de oferecer segurança ao trabalhador rural, cuidar da saúde e evitar transtornos futuros”, salienta.

Aula

A diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Cristina Fialho Harder, explica que as capacitações foram iniciadas na segunda-feira (5) e prossegue até quinta-feira (8), com duração de dia (das 8h30 às 15h). O curso é gratuito e conta com almoço no local. Na quarta-feira (7) a capacitação será realizada na Escola Técnica Estadual Benedito Storani e está completa. Ainda restam vagas para a última turma, que será realizada em propriedade no Caxambu. “O curso ofertado explica sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), preparação de caldas, aplicação e até a forma de regular os equipamentos para oferecer melhor qualidade na aplicação, redução nos custos além de garantir a segurança e saúde do trabalhador”, destaca.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a UGAAT pelos telefones 4589-8581 ou 4589-8872.

Márcio Tancredi é produtor de uvas das variedades de mesa niagara e para vinho Isabel, Bordô e Massimo em seu sítio no bairro do Traviú. Ao todo são 95 mil pés de parreiras produtivas. Para cuidar dessa da produção, utiliza defensivos com aplicação tanto manual quanto mecanizada. Para ele, a participação no curso foi fundamental para não só, cuidar da saúde dele e dos meeiros, quanto do melhorar o cuidado com a produção. “Constatei pelo treinamento que fazíamos a aplicação errada. Alguns produtos eram aplicados em quantidades acima da necessária e outros de forma ineficiente. Com certeza, a produção terá melhorias”, comenta o agricultor, que ainda lembra da importância, também, das informações recebidas sobre os cuidados com os EPIs e a limpeza dos equipamentos.