3/6/2011= - Jundiaí - SP

Último final de semana da exposição sobre a saga de empreendedores libaneses

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Segue até domingo (5), no Maxi Shopping Jundiaí, a exposição de banners com resumo das biografias do livro “Gente do Líbano que faz no Brasil”, do jornalista Carlos Abumrad. A mostra conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Jundiaí.

O livro resgata a memória dos libaneses que vieram para o Brasil a partir do final do século 19 e seguindo suas origens fenícias, dedicaram-se às mais diferentes atividades empresariais. Lançado em 2007, o livro foi escrito a partir da constatação de que os Líbano-brasileiros, entre imigrantes e descendentes das várias gerações, representam cerca de 10 milhões de pessoas, sem haver uma publicação específica que abordasse o seu lado mais conhecido, o empreendedorismo.

A partir do livro, o jornalista teve a idéia de criar banners, com o resumo de cada biografia, como forma de popularizar sua obra. Essa atividade contou com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e de sua conveniada Associação Paulista dos Amigos da Arte. A exposição no Maxi, que pode ser visitada na Praça das Bandeiras, Piso 1, de 27 de maio até 5 de junho, das 10 às 22 horas, tem a colaboração das Secretarias de Cultura e de Educação e Esportes da Prefeitura de Jundiaí.


Carlos Abumrad é jundiaiense e empresário de comunicação em São Paulo. O livro inclui a biografia de 40 famílias que ajudaram a construir o Brasil, como os Mofarrej, Cutait, Gebara, Maluf, Yazbek, Chap Chap e muitos outros. De Jundiaí estão as famílias, Abumrad, Haddad e Muzaiel. O destaque fica para os Jafet, que mantiveram um império empresarial e, graças à luta de d. Adma Jafet, construíram, em São Paulo, o Hospital Sirio-Libanês, um dos principais do Brasil.


Almoço


A exposição está dentro do projeto de valorização da cultura e dos costumes árabes e conta com um almoço árabe no dia 11 de junho, na Nipo-Brasileira de Jundiaí. As comidas típicas serão preparadas por bufês paulistanos e o evento também conta com apresentação de dois grupos de dança do ventre e folclórica. Os convites podem ser adquiridos no Maxi Shopping e no Paineiras Center.