7/6/2011= - Jundiaí - SP

Unidam - reduto de preservação ambiental

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Transformar uma área improdutiva e destinada para o descarte de resíduos de podas de árvores em um local voltado para os estudos e à preservação ambiental. Foi a partir deste desafio que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos criou a Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam). Distribuído em 104 mil m², o espaço hoje abriga três projetos relacionados à natureza e se consolida como um reduto de conservação do meio ambiente.

Entre as ações está a produção de condicionador de solo, elaborado a partir de galhos proveniente de podas em áreas públicas da cidade. Triturado e misturado com terra de melhor qualidade, esterco de gado estabulado e controlador de acidez, o material ainda passa por um processo de fermentação natural, que varia de 90 a 120 dias. “O resultado é um produto capaz de nutrir plantas em áreas públicas e contribuir com as condições da terra”, explica Walter da Costa e Silva Filho, secretário responsável pela pasta.


Além do reaproveitamento do material, o condicionador de solo contribui para o desenvolvimento de mais duas iniciativas desenvolvidas nas dependências da unidade: projeto Delícia de Reciclagem e Viveiro Municipal. O primeiro complementa as ações da coleta seletiva desenvolvida na cidade e destina-se, exclusivamente, para os moradores de núcleos de submoradia de Jundiaí.

O projeto é desenvolvido a partir da troca de produtos recicláveis por verduras frescas, livres de agrotóxico e adubadas com o condicionador. Para tanto, a Unidam cultiva uma horta com mais de 30 mil pés de hortaliças, entre alface, chicória e almeirão, além de cenoura e beterraba – estes dois últimos, por sua vez, são distribuídos com menor frequência, já que são plantados como rotação de cultura (prática orgânica para não desgastar o solo). “Nosso objetivo é conscientizar a população quanto à necessidade da reciclagem e da destinação correta dos resíduos em locais de difícil acesso para os caminhões da coleta seletiva”, diz Ana Terezinha Maranha Peche, coordenadora do programa Delícia de Reciclagem.

O paisagismo em áreas públicas também é realizado com o apoio da Unidam. As plantas inseridas em praças, canteiros e áreas verdes são produzidas no Viveiro Municipal, núcleo instalado na unidade. A criação das mudas se inicia com o plantio das sementes, que são acomodadas na Casa de Vegetação até adquirirem rustificação para suportar o dia a dia. Após este processo, são acondicionadas em sacos com o produto rico em nutrientes produzido na unidade.

Quando adquirem tamanho adequado para o transplante, as plantas são direcionadas ao plantio em praças públicas, canteiros de avenidas, parques e jardins. E mais: o processo de plantio também conta com a presença do condicionador de solo. “Ao inserir as mudas nestes projetos paisagísticos, os agentes da secretaria utilizam o produto no preenchimento de covas”, diz Carlos Alberto de Moraes, engenheiro agrônomo responsável pela Unidam