4/6/2018 - Jundiaí - SP

Vacina contra gripe será estendida para os grupos prioritários

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A campanha de vacina contra gripe foi ampliada até o próximo dia 15. A cidade imunizou, até o dia 24 de maio, 56,57% da população priorizada pelo Ministério da Saúde (MS). A ampliação do prazo para a imunização se dá pela baixa adesão, principalmente entre as crianças com mais de seis meses e menores de 5 anos. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem normalmente de segunda a sexta-feira para a imunização da população.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, a ampliação do prazo da oferta se dará enquanto houver estoques disponíveis. “A vacina para os grupos prioritários formados por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas e doentes crônicos, professores e profissionais da saúde, continua a ser ofertada, lembrando que a meta para a imunização deste público é de 90%. Ainda temos baixa adesão em um período de queda de temperaturas”, detalha a diretora.

Dados

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE), a cobertura vacinal teve modificações em relação ao balanço anterior. Os idosos, que até o dia 16 lideravam a imunização, foram superados por puérperas, com 110% de imunização, e Trabalhadores em Saúde, com 89,71%. Somando todas as categorias, a cidade registra 56,57% de imunização. “As crianças continuam com a menor imunização, com apenas 39,45%. Os pais e responsáveis devem se atentar para a vacina dos pequenos, já que os dias frios chegaram e os ambientes ficam mais fechados, situação que possibilita a transmissão do vírus”, detalha a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.