24/8/2011 - Jundiaí - SP

Vacinação contra polio termina nesta sexta, dia 26

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Saúde encerra, nesta sexta-feira (26), a Campanha de Vacinação Infantil. As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades do Programa Saúde da Família, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A meta é vacinar contra a poliomielite, pelo menos, 95% das crianças menores de cinco anos de idade.

O último balanço divulgado pela Secretaria apontava 18.835 crianças imunizadas, o equivalente a 80,2% do público alvo.
Na primeira fase da campanha, realizada em junho, Jundiaí atingiu 96,9% das crianças. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, todas as crianças vacinadas na primeira fase devem receber a dose de reforço. “A segunda dose é que vai garantir a imunização”, enfatizou.


Há 32 anos esta campanha vem sendo realizada no País e desde 1989 não há registros de casos da doença. Porém, o vírus continua circulando no mundo. Em 2010 foram notificados 1.291 casos de poliomielite no mundo e no primeiro trimestre de 2011 ocorreram 102 casos. “O fato do Brasil não apresentar a doença não significa que o País está fora de risco. Por não haver a doença, os pais acabam relaxando, mas o que mantém a doença longe é a vacinação”, concluiu a enfermeira.