7/7/2011= - Jundiaí - SP

Vacinação infantil termina nesta sexta-feira (08)

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Campanha de Vacinação Infantil termina nessa sexta-feira, dia 8. As doses de vacina, que imunizam as crianças contra poliomielite e sarampo, estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família, das 8 às 17 horas. No total são 36 pontos de atendimento.

No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira da semana passada, 21.072 crianças foram vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil). O número corresponde a 92,4% de cobertura. Além da vacina contra poliomielite, recomendada para crianças menores de cinco anos de idade, está disponível também a vacina contra o sarampo para crianças de 1 a 6 anos.

Contra o sarampo, a Secretaria registrou 22.886 doses de vacina, o equivalente a 83,6%. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, com a nova prorrogação espera-se atingir a meta de 95% de imunização recomendada pelo Ministério da Saúde.

Segundo ela, os vírus das duas doenças estão circulando e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Em 2010 foram notificados 1.291 casos de poliomielite no mundo e no primeiro trimestre de 2011 já ocorreram 102 casos. O Brasil não registra casos da doença desde 1989, mas isso não significa que está foram de risco. “Por não haver a doença, os pais acabam relaxando, mas o que mantém a doença longe do país é a vacinação”, enfatizou.

Quanto ao sarampo, o Brasil ficou quatro anos sem registro de casos da doença. Em 2010 ocorreram surtos em três estados. Em 2011 foram notificados nove casos, sendo um em Campinas (SP), um no Mato Grosso do Sul, dois no Rio Grande do Sul, quatro no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal.