13/5/2019 - Jundiaí - SP

Vale Azul vai receber revitalização com conceito turístico-histórico

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O projeto de revitalização do entorno da lagoa no Vale Azul, na região do Caxambu, sai do papel nesta segunda-feira (13). O anúncio foi feito na manhã deste sábado (11) pelo prefeito Luiz Fernando Machado durante uma reunião realizada com moradores do bairro. Nos próximos dias, a praça do Vale Azul, assim como as praças Mario Magaglio, na Colônia, e a da Avenida Nove de Julho, será adequada a um conceito histórico e integrará um roteiro turístico criado pela Prefeitura de Jundiaí.

“Todo investimento a ser feito no Vale Azul tem a ver com a valorização da cultura do bairro e o resgate da importância histórica dele para a cidade. Nessa praça, contaremos como surgiu o bairro do Caxambu. Nos acostumamos, muitas vezes, com o nome do local e não pensamos em sua origem, mas revitalizar espaços tendo como fundo a história de como surgiu a rua ou o bairro é uma iniciativa importante para a preservação da memória de nossa cidade”, justificou o prefeito, ao se referir às praças que prestam homenagens aos imigrantes italianos (na Colônia) e à Revolução Constitucionalista de 1932 (na avenida Nove de Julho).

O gestor Adilson Rosa, titular da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), explicou que, ao todo, Jundiaí terá sete praças com conceito histórico. “Duas delas serão nas Avenidas 14 de Dezembro e União dos Ferroviários”, complementou, lembrando que a primeira etapa da obra no Vale Azul começará pelas adequações da iluminação pública.

O projeto arquitetônico e paisagístico concebido pela arquiteta Marília Fávero contempla a ampliação da ciclovia e a criação de uma pista de caminhada. Decks com pergolados, playground, jatos de água no espelho d’água e uma grande área de paisagismo permeando toda a lagoa são elementos presentes no projeto.

Dentre as árvores e plantas que enfeitarão em breve o Vale Azul estão jambolão, resedá rosa, jasmim amarelo e bambu, entre tantas outras. “A obra será mais um espaço agradável em nossa cidade para o lazer de toda a família”, complementou o prefeito.

Asfalto
Na oportunidade, o prefeito também falou sobre outras ações já contempladas para o bairro, como as melhorias no asfalto da Humberto Cereser e o asfaltamento da Rua Julius Pauli, travessa da Rua Nami Azem. O gestor de Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro, também estava presente e destacou que, quando o asfalto da Julius Pauli estiver pronto, também serão realizadas adequações no transporte urbano do bairro para atender melhor os moradores daquele trecho.

Quem comemorou foi Adriana de Oliveira, que há 44 anos mora na Julius Pauli. “Tenho de andar um bom trecho até chegar ao ponto de ônibus”, explica. “Hoje tive boas notícias nessa reunião… Além do asfalto que vai passar na minha rua e do ônibus que em breve estará passando por lá, também conheci o projeto da nova praça no Vale Azul, que vai ficar linda! Com certeza, vou frequentar muito mais depois que a obra estiver concluída”.