13/1/2020 - Jundiaí - SP

Vinhateiros fazem o último ensaio para a 37ª Festa da Uva

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A cinco dias da abertura oficial da 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos de Jundiaí, os voluntários que atuarão como vinhateiros e vinhateiras durante o evento participaram de um último ensaio na tarde deste sábado (11), no Parque Comendador Antonio Carbonari. Os jovens, com idades entre 9 e 35 anos, atuarão em escalas de dias durante as três semanas em que a Festa será realizada.

São os vinhateiros e vinhateiras que, juntamente com a rainha e as princesas da Corte da Uva, dão as boas-vindas aos visitantes do Parque da Uva. Cabe também ao grupo participar da Parada da Uva (realizada aos sábados e domingos, sempre às 16h30) e da pisa da uva (também somente aos finais de semana, sempre às 14 horas), uma atração que conquista os visitantes dispostos a vivenciar um pouco desse momento.

“Nesta edição, o grupo conta com 50 jovens voluntários que se inscreveram através do site”, conta o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, que aproveitou o último encontro para passar as orientações finais para os dias de evento. “Vim apresentar o camarim, orientá-los quanto às participações e dar uns últimos toques. Ficamos muito satisfeitos com a quantidade de interessados, que atraiu muitos jovens dispostos a realizar o trabalho voluntário e abrilhantar ainda mais a Festa”.

Ensaios

Tanto a preparação da rainha e princesas que integram a Corte da Uva, quanto os ensaios dos vinhateiros são uma responsabilidade da promoter Luciana Menegazzi. Cabe à ela e à sua irmã Cássia receber os jovens e montar as escalas para participar dos dias da Festa. “Ensaiamos com a nossa coreógrafa Mare Clini para a parada, para a pisa da uva e também para o leilão das uvas premiadas”, explicou, acrescentando que o que mais atrai os jovens para o evento é a possibilidade de vivenciar novas experiências. “É tudo muito divertido”.

Foi exatamente isto o que atraiu Amanda Raíssa Fagundes Joaquim, de 19 anos. Moradora do Traviú, ela diz que é o segundo ano que participa como vinhateira. “É tudo muito incrível! Temos a possibilidade de conhecer os agricultores da cidade, ajudar a divulgar o comércio local e conhecer muita gente de fora. É uma oportunidade que eu estou amando repetir”. Já para Bianca Silva Alcântara, de 12 anos, foi a irmã quem lhe deu a dica para participar como voluntária. “Minha irmã é uma das princesas da Uva, a Geovana Alcântara. Ela vem de princesa e eu venho de vinhateira”, brincou.

E falando em Corte da Uva, quem já está de olho no título de rainha para o futuro é a também vinhateira Gabrielle Gimenez, de 12 anos. Carregando o título de Miss Iberoamericana Pré-Teen de Jundiaí, ela se inscreveu como voluntária e falou que o momento mais aguardado será a pisa da uva. “Eu via pela televisão e achava o máximo. Agora vai ser a minha vez.”