10/5/2011 - Jundiaí - SP

Virada Cultural Paulista 2011 - confira a programação completa

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Sábado (14) e domingo (15) é dia de muita cultura em Jundiaí. A cidade recebe, pela quarta vez consecutiva, a Virada Cultural Paulista, evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, com correalização da Secretaria de Cultural de Jundiaí. São quase 24 horas de muita música, teatro, dança circo e nesse ano ainda a apresentação de cosplays e o concurso de vídeos.

Será realizado o Concurso “Minuto na Virada Cultural Paulista”. Os participantes podem se transformar em novos artistas da Virada Cultural Paulista. Para isso é necessário fazer um vídeo, com duração máxima de 1 minuto, registrando imagens do evento sob a perspectiva de cada um e enviá-lo para o concurso “Minuto na Virada Cultural Paulista”, até 31 de maio de 2011, pelo site www.festivaldominuto.com.br. Serão R$ 3 mil em prêmios, distribuídos para os autores dos melhores vídeos.



Para facilitar o envio dos vídeos, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Cijun, vai disponibilizar computador, com acesso à internet, no Parque da Uva.


Confira a programação completa:


Sábado, 14 de maio


18 horas

Abertura oficial com o espetáculo Vila Tarsila – Cia Druw (Dança)

Cia. Druw apresenta o espetáculo de dança infantojuvenil “Vila Tarsila” joga luzes nas memórias de infância de Tarsila do Amaral e remonta sua trajetória criativa, desde suas primeiras impressões sobre cores e formas até as origens dos elementos que influenciaram diretamente em sua criação artística.
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: livre (recomendado para crianças a partir de 5 anos e adolescentes).

Local: Teatro Polytheama


18h30

DJ Mok (música)

Envolvido com a discotecagem desde 1989, DJ Mok já participou da produção de trilhas sonoras e se apresnetou em eventos internacionais, como a 9ª Bienal de Havana – Cuba, em 2006. Integrante do coletivo de arte Hostilzinhos, atualmente tem um projeto quinzenal no Wiener Bar e Café, em Jundiaí, e toca nas jazz sessions do Tapas Club, em São Paulo.
Loca
l: Palco externo – Parque da Uva

18h30

Workshop de roteiro e desenho de HQ (workshop)

Tem como objetivo apresentar os processos iniciais da criação de um HQ, começando pelo argumento, passando pela criação do roteiro até o desenvolvimento dos personagens e a composição de página desenhada. O workshop é ministrado por Daniel Esteves (roteirista autor da revista “Nanquim Descartável” e ganhador de diversos prêmios) e Celio Luigi (professor de artes e ilustrador).
Local: Sala de oficinas culturais – Centro das Artes


19 horas

Abertura da exposição Quadrinhos Independentes (artes visuais)

Com curadoria de Ede Galileu, a exposição exibe páginas de HQs de autores independentes ligados ao “Coletivo 4º do Mundo” e ao “Jundcomics” (grupos de quadrinistas independentes) e é também uma comemoração de 7 anos do fanzine “Subterrâneo”. Esta mostra reúne uma parte dos autores independentes do Brasil, cada um com sua técnica e seus personagens, mas todos enriquecendo as histórias em quadrinhos no Brasil.
Local: Galeria do Centro das Artes


19 horas

Abertura da “Mostra de Publicações Independentes” (artes visuais)

Banca com publicações independentes de autores de todo o Brasil, inclusive alguns premiados e consagrados no cenário nacional. Vários autores estarão presentes no local durante o evento, interagindo com os leitores. A organização é do “Coletivo 4º do Mundo” – um grupo de autores independentes com o objetivo de divulgar e distribuir publicações independentes -, que já ganhou vários prêmios e participou de inúmeros eventos.
Local: Centro das Artes


19 horas

Sessão de curtas (cinema)

Exibição de filmes “O Sanduíche”, “Angelo Anda Sumido”, “A Matadeira” e “Ilha das Flores”.
Local: Sala Jahyr Accioly


19h30

Negra Li (música)

Conhecida como protagonista do filme e do seriado “Antônia”, a carreira musical de Negra Li precede seu sucesso como atriz. Começou a cantar no grupo de rap RZO, em seguida iniciou parceria com o rapper Helião e, atualmente, a cantora está em carreira solo. Já gravou com Caetano Veloso, Nando Reis, Charlie Brown Jr., Belo, Martinho da vila, Gabriel, o Pensador, Pitty, Jeito Moleque, Walter Alfaiate, Skank, D’Black, Akon, entre outros.
Local: Palco externo – Parque da Uva