23/2/2011 - Jundiaí - SP

Virada Cultural Paulista - Jundiaí recebe Negra Li, Charlie Brown Jr e Agnès Jaoui

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Jundiaí recebe, pelo quarto ano consecutivo, a Virada Cultura Paulista, que na edição 2011 acontecerá nos dias 14 e 15 de maio. São 24 horas de música, dança, teatro, circo e muitas outras manifestações culturais, todos com entrada gratuita. O lançamento oficial foi realizado nesta terça-feira (22) pelo Governador Geraldo Alckmin, Secretário de Estado da Cultura Andrea Matarazzo e acompanhado pela Secretaria de Cultura de Jundiaí, Penha Camunhas Martins, que foi acompanhada de sua equipe técnica.

Os shows acontecem em dois palcos, no Teatro Polytheama e Parque da Uva e receberão nomes como Negra Li, Charlie Brown Jr., a ópera Carmen, Análise Comportamental e Crítica da Música Eduardo e Mônica, a cineasta e cantora francesa Agnès Jaoui, que apresenta, pela primeira vez no Brasil, o repertório em português e espanhol de músicas latinas. A abertura oficial será com a Cia. Druw, sob o teto da centenária casa de espetáculos.



A programação de Jundiaí está diversificada e serão contemplados diversos gêneros musicais e manifestações culturais como rock, dança, teatro e inclusive uma ópera”, comentou Penha Camunhas.


Em 2010 a Virada Cultura Paulista, em Jundiaí, atingiu 76 mil pessoas, superando a edição de 2009. “A última edição surpreendeu com o aumento de 50% do público, neste ano esperamos que o número de 76 mil espectadores seja novamente superado”, disse a secretária de Cultura de Jundiaí.


O evento


A Virada Cultural Paulista chega a sua quinta edição e contempla 22 cidades do litoral e do interior de São Paulo. Além de Jundiaí também recebem as atrações as cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oete, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José do Campos e Sorocaba.


As atrações se apresentam entre as 18 horas do dia 14 de maio e as 18 horas do domingo (15), com programação intensa inclusive durante a madrugada. Em todas as cidades, os shows acontecem sempre em dois palcos, sendo um externo e outro fechado.


O Governador Geraldo Alckmin lembrou sobre a importância da Virada Cultural Paulista. “O evento possibilita que a população tenha contato, gratuito, com manifestações de dança, teatro, circo, literatura, além de ser um intercâmbio e até a revelação de artistas. A cultura é transformadora e tem o papel extremamente importante para o avanço da sociedade”, afirmou.


Para entrar no clima do evento, antes das falas das autoridades aconteceu as apresentações da Roda de Choro, com Luizinho 7 Cordas, esquete com os Parlapatões e ainda um trecho da peça As Pagus.