16/1/2019 - Jundiaí - SP

Zoonoses faz trabalho de orientação contra raiva

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizam trabalho de orientação sobre raiva na região do Parque Centenário. Os técnicos permanecem nas ruas do bairro para orientar a população sobre a necessidade de vacinação dos cães e gatos contra a doença, bem como sobre os procedimentos a ser realizados em caso de localização de um morcego na residência.

De acordo com o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento, nos meses mais quentes do ano, os morcegos estão mais ativos, e, portanto, é maior a chance de se encontrar um indivíduo positivo nas residências. “O vírus da raiva é circulante em nosso município e a melhor medida de prevenção à doença é a vacinação dos cães e gatos, já que eles podem ter contato com os morcegos doentes. Nunca se deve manusear o morcego sem luvas ou equipamentos adequados, pois a doença é transmitida pela saliva do mamífero voador”, detalha o veterinário, lembrando que em caso de localização do animal no chão, é necessário colocar um anteparo sobre o animal e acionar a UVZ pelo telefone 4521-0660, ou pelo serviço 156.

O Parque Centenário registra um caso de morcego positivo para a doença neste ano. Segundo levantamento da UVZ, no ano de 2018 foram localizados três morcegos positivos para a doença, também nos primeiros meses do ano (Torres de São José e Santa Clara em março e Vila Rami em abril), além de cinco bovinos confirmados mortos pela doença na região do Rio Acima.